Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorReis, Maria Luísa Martins dospt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T19:48:10Z
dc.date.available2025-07-17T19:48:10Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97406
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit), são pautados os entrelaçamentos entre as performances ritualizadas da cultura Ballroom e a construção dos papéis sociais dentro dessa comunidade enquanto disparadores de uma Educação no/do/sobre o corpo. Explora-se a cultura Ballroom visando ao seu mapeamento histórico, registro inédito das ações na cena curitibana e proposição de suas dinâmicas enquanto um espaço educacional informal e performativo criado por e para corpos dissidentes de raça, gênero e sexualidade. É adotada uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas com lideranças da cena Ballroom de Curitiba e análise de práticas culturais e educacionais ritualizadas nessa cultura. A escrita autoetnográfica performativa costura os capítulos da dissertação, mostrando-se ainda mais nitidamente na seção de entrevistas. A estrutura se dá em quatro capítulos que abrangem, respectivamente: metodologia, história da cultura Ballroom, conceitos de Performance entrelaçados aos rituais da cultura Ballroom, e um entrecruzamento entre a Educação Performativa e os dados obtidos em campo. O último capítulo apresenta as entrevistas com Overall Prince Sil Harpya, Father Kisha Harpya, Maritza La Gata e Founder Mother Korpa Feline. Revela-se a complexidade da cultura Ballroom e identificam-se práticas educacionais dentro da cena curitibana, bem como suas relações com os Estudos da Performance através do viés da ritualização, corporificação, encarnação e escolarização. A pesquisa visibiliza corpos e vozes dissidentes, desafiando a hegemonia acadêmica e promovendo espaço para se pensar uma Educação para a resistênciapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, linked to the research line in Language, Body, and Aesthetics in Education (LiCorEs) of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Paraná (PPGE/UFPR) and the Research Group Laboratory for Studies in Education, Language, and Theatricalities (Labelit), explores the interconnections between the ritualized performances of Ballroom culture and the construction of social roles within this community as triggers for an education in/of/about the body. The research investigates Ballroom culture with the aim of mapping its history, providing an unprecedented record of its actions in the Curitiba scene, and proposing its dynamics as an informal and performative educational space created by and for dissident bodies in terms of race, gender, and sexuality. A qualitative approach is adopted, including a literature review, semi-structured interviews with leaders of the Curitiba Ballroom scene, and an analysis of ritualized cultural and educational practices within this culture. Performative autoethnographic writing weaves through the dissertation"s chapters, becoming even more prominent in the interview section. The work is structured into four chapters that cover, respectively: methodology, the history of Ballroom culture, Performance concepts intertwined with Ballroom rituals, and a dialogue between Performative Education and the data collected in the field. The final chapter presents interviews with Overall Prince Sil Harpya, Father Kisha Harpya, Maritza La Gata, and Founder Mother Korpa Feline. The study reveals the complexity of Ballroom culture and identifies educational practices within the Curitiba scene, as well as their relationships with Performance Studies through the lenses of ritualization, embodiment, incarnation, and schooling. This research amplifies dissident bodies and voices, challenging academic hegemony and fostering space to conceive an education for resistancept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.subjectPerformance (Arte) - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectEducação pelo movimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCultura Ballroom : uma proposta de diálogo com a educação performativapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples