• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estratégia de fusões e aquisições no mercado de telecomunicação em banda larga fixa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VINICIUS MARTENDAL DAS FLORES.pdf (869.8Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Flores, Vinicius Martendal das
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O mercado de Telecomunicação no Brasil sofreu grandes alterações nos últimos anos dado o advindo da tecnologia de fibra ótica, a qual propiciou a pulverização do mercado de banda larga fixa antigamente dominado pelas grandes empresas de Telecomunicações (Vivo, Oi, Tim e Claro). A baixa concentração abriu uma janela de oportunidade a qual fundos de investimento privado realizaram aportes em empresas de médio porte do setor buscando consolidar o mercado via crescimento orgânico, pautado em melhorias da gestão financeira e operacional, e via crescimento inorgânico, pautado em aquisições de empresas concorrentes. Os movimentos estratégicos foram importantes para a dispersão do serviço de fibra ótica no Brasil e culminaram em altos ganhos financeiros para as empresas e acionistas via saída no mercado de capitais e venda integral das cotas das empresas, entretanto, percebe-se uma mudança do que ora foi um movimento para rápida expansão, onde pequenas empresas foram consolidada por médias empresas e essas foram consolidadas por grandes empresas, para um movimento de maior grau estratégico com a alocação de capital mais restrita e maior busca por ganhos de sinergia geográficos e operacionais. De outro lado, as empresas líderes no mercado de telecomunicação, denominadas "Big Telcos", demonstraram uma variação de sua estratégia ao perderem market-share para as ISPs (Internet Service Providers), realizando movimentos de alienação de rede, culminando na criação de redes compartilhadas chamadas de "Rede Neutras", e tentativas de aquisição de outras ISPs. Esse estudo busca conciliar os movimentos estratégicos recentes no mercado de telecomunicações com a visão de estratégia em Fusões e Aquisições, seus impactos de concentração horizontal e as similaridades entre os processos realizados, entendendo como se transformou o setor de banda larga fixa e o consumo de internet entre os brasileiros
     
    Abstract: The Telecommunications market in Brazil has undergone significant changes in recent years due to the advent of fiber optic technology, which has led to the fragmentation of the fixed broadband market, previously dominated by large telecommunications companies (Vivo, Oi, Tim, and Claro). The reduced market concentration opened a window of opportunity for private investment funds to make investments in mid-sized companies in the sector, aiming to consolidate the market through organic growth, based on financial and operational management improvements, and inorganic growth, through acquisitions of competing companies. These strategic movements were important for the widespread distribution of fiber optic services in Brazil and resulted in substantial financial gains for companies and shareholders through capital market exits and the full sale of company shares. However, there is now a shift from what was once a rapid expansion movement— where small companies were consolidated by mid-sized firms, and these, in turn, were consolidated by larger companies—towards a more strategically oriented approach. This new approach involves more selective capital allocation and a greater focus on geographic and operational synergy gains. On the other hand, the leading companies in the telecommunications market, known as the "Big Telcos," have shown a variation in their strategies as they lost market share to ISPs (Internet Service Providers), engaging in network asset disposals, leading to the creation of shared networks called "Neutral Networks," and attempting to acquire other ISPs. This study aims to reconcile recent strategic movements in the telecommunications market with the perspective of Mergers and Acquisitions strategy, analyzing their impacts on horizontal concentration and the similarities between the processes undertaken. It seeks to understand how the fixed broadband sector has evolved and how internet consumption patterns have changed among Brazilians
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97394
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [343]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV