Planejamento financeiro na Fundação Ebenézer Paraná : análise de controles financeiros e estratégias para otimização no uso de recursos
Resumo
Resumo: Este artigo destaca a importância do planejamento financeiro, especialmente para instituições sem fins lucrativos, como a Fundação Ebenézer Paraná (nome fictício), que depende exclusivamente de doações e parcerias para se manter ativa. O planejamento financeiro é visto como uma ferramenta para a gestão eficiente e correta alocação dos recursos. A Fundação Ebenézer, fundada a mais de 50 anos, enfrenta desafios financeiros que limitam seu desempenho e expansão. O estudo teve como objetivo diagnosticar a situação financeira da fundação e propor soluções para melhorar o controle financeiro e a gestão dos recursos, utilizando dados financeiros de 2018 a 2024. Os resultados mostraram um desequilíbrio entre receitas e despesas, gerando dificuldades financeiras. Conclui-se que, embora a Fundação Ebenézer tenha pontos fortes, é fundamental aprimorar o planejamento financeiro, a capacitação de recursos humanos, o controle orçamentário e a criação de fundos de reserva para garantir a saúde financeira e viabilizar a continuidade e expansão das suas atividades Abstract: This article highlights the importance of financial planning, especially for non-profit organizations, such as the Ebenézer Paraná Foundation (a fictitious name), which relies solely on donations and partnerships to remain active. Financial planning is viewed as a tool for efficient management and proper allocation of resources. The Ebenézer Foundation, founded over 50 years ago, faces financiais challenges that limit its performance and expansion. The study aimed to diagnose the financial situation of the foundation and propose solutions to improve financial control and resource management, using financial data from 2018 to 2024. The results showed an imbalance between income and expenses, leading to financial difficulties. It is concluded that, while the Ebenézer Foundation has strong points, it is essential to enhance financial planning, human resource training, budget control, and the creation of reserve funds to ensure financial health and enable the continuity and expansion of its activities