Como míseros animais que rastejam no chão : análise da poesia de Thales Gabriel Moura
Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo traçar um caminho para a análise da poética de Thales Gabriel Moura, baseando-se em discussões teóricas e literárias que contribuem para a compreensão da representação da transmasculinidade como recorte na poesia contemporânea. O trabalho é composto por cinco capítulos que mapeiam uma trajetória desde as considerações sobre a ancestralidade poética transmasculina até os desdobramentos atuais das produções contemporâneas, permitindo uma análise crítica das relações entre transmasculinidades, masculinidades, literatura e sociedade. A pesquisa foca na produção poética do escritor referenciado, cujo trabalho fomenta reflexões sobre a transmasculinidade em seus aspectos sociais, bem como sobre as representações e demarcações de corpos dissidentes por meio da literatura, através da sua obra Como míseros animais que rastejam no chão, publicada em 2020, no formato de zine. Ao engajar-se com o conceito de escrita de si (FOUCAULT, 1970), escrevivência (EVARISTO, 2017), masculinidade (CONNEL, 2005) dentro do espectro literário, este estudo busca explorar e estimular reflexões sobre noções de gênero, demarcações identitárias, composições técnicas e realidades sociais dentro do enquadramento poético de um movimento que rompe com a normatividade. Ele reflete sobre os moldes patriarcais que condicionam corpos e experiências dissidentes. O objetivo desta análise é destacar como esse autor e sua identidade são essenciais para a construção de uma relação de reforço mútuo entre obra e referência dentro da literatura transmasculina. O estudo problematiza normas estabelecidas de escrita, performatividade e adequação, com o intuito de questionar ideais teóricos hegemônicos sobre masculinidade e explorar conceitos como corporeidade e "passabilidade" Abstract: This study aims to outline a path for the analysis of Thales Gabriel Moura’s poetics, based on theoretical and literary discussions that contribute to the understanding of the representation of transmasculinity as a focal point in contemporary poetry. The work is composed of five chapters that map a trajectory from considerations on transmasculine poetic ancestry to the current developments in contemporary productions, allowing for a critical analysis of the relationships between transmasculinities, masculinities, literature, and society. The research focuses on the poetic production of the referenced writer, whose work fosters reflections on transmasculinity in its social aspects, as well as on the representations and demarcations of dissident bodies through literature, particularly through his work Como míseros animais que rastejam no chão, published in 2020 in zine format. By engaging with the concept of writing of the self (FOUCAULT, 1970), escrevivência (EVARISTO, 2017), and masculinity (CONNELL, 2005) within the literary spectrum, this study seeks to explore and stimulate reflections on notions of gender, identity demarcations, technical compositions, and social realities within the poetic framework of a movement that breaks with normativity. It reflects on the patriarchal molds that condition dissident bodies and experiences. The objective of this analysis is to highlight how this author and his identity are essential for building a mutually reinforcing relationship between work and reference within transmasculine literature. The study problematizes established norms of writing, performativity, and adequacy, aiming to question hegemonic theoretical ideals about masculinity and to explore concepts such as corporeality and "passability.
Collections
- Dissertações [423]