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dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCaetano, Francisco Carlos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T18:45:22Z
dc.date.available2025-07-08T18:45:22Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97308
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo que objetivou verificar se os conteúdos para o ensino de literatura dos planos de aula de Língua Portuguesa de uma escola localizada no município de Rio Branco do Sul – Paraná (Brasil) dialogam com os pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Proposta Pedagógica Curricular do município (PPC) e o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Inicialmente, foram estudadas as diretrizes para o ensino de literatura expressas na BNCC, na PPC e no PPP, o que permitiu depreender que esses documentos se entrelaçam, enfatizam a importância do ensino de literatura para a formação humana e cultural dos estudantes, bem como defendem a necessidade de esse ensino fazer parte do cotidiano escolar. Posteriormente, foram analisados 41 planos de aula de Língua Portuguesa, elaborados para as turmas de 4º e 5º anos, no período entre 2020 e 2024, de modo que se constatou a sua inconsistência, incompletude e desarmonia com os documentos normativos. A situação se agrava pela ausência de biblioteca na escola, o acervo dos cantinhos de leitura ser pequeno, além de os livros estarem gastos e serem pouco atrativos para os estudantes de 4° e 5° anos. Agrega-se a falta de apoio pedagógico aos professores e a escassez de oportunidades para formação continuada. Conclui se que as normativas são muito importantes para nortear o trabalho, mas não são suficientes para assegurar o ensino de literatura. Faz-se mister capacitar os professores teórica e praticamente para que reúnam as condições de planejar minuciosamente as aulas, apoiar e fomentar iniciativas docentes de formação do leitor literário, equipar a escola com um acervo de boa qualidade e quantidade, organizar espaços de armazenamento de livros que sejam convidativos à leitura. Finalmente, o investimento na capacitação dos professores é central para a transformação da escola em um espaço efetivo na formação de leitores literários, aliado à superação das deficiências da estrutura escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents a qualitative case study that aimed to verify whether the contents for teaching literature in the Portuguese language lesson plans of a school located in the city of Rio Branco do Sul - Paraná (Brazil) dialogue with the theoretical assumptions of the National Common Curricular Base (BNCC), the city's Curricular Pedagogical Proposal (PPC) and the school's Political Pedagogical Project (PPP). Initially, the guidelines for teaching literature expressed in the BNCC, PPC and PPP were studied, understanding that these documents are intertwined, emphasize the importance of teaching literature for the human and cultural development of students, and defend the need for this teaching to be part of the school's daily routine. Subsequently, 41 Portuguese language lesson plans prepared for 4th and 5th grade classes between 2020 and 2024 were analyzed, and their inconsistency, incompleteness and disharmony with the normative documents were found. The situation is aggravated by the lack of a library in the school, the small collection of books in the reading corners, and the fact that the books are worn out and unattractive to 4th and 5th grade students. Added to this is the lack of pedagogical support for teachers and the scarcity of opportunities for continuing education. It is concluded that regulations are very important to guide the work, but they are not enough to ensure the teaching of literature. It is essential to train teachers theoretically and practically so that they are able to plan classes in detail, support and encourage teaching initiatives to develop literary readers, equip the school with a collection of good quality and quantity, and organize spaces for storing books that are inviting for reading. Finally, investing in teacher training is essential to transforming the school into an effective space for the development of literary readers, in addition to overcoming the deficiencies in the school structurept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEnsino de literatura e documentos oficiais : o caso dos planos de aula de uma escola municipal em Rio Branco do Sul/ Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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