dc.contributor.advisor | Macena, Ivone Rodrigues, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Nazaré Aleixo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T16:55:28Z | |
dc.date.available | 2025-06-23T16:55:28Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97016 | |
dc.description | Orientadora: Ivone Rodrigues Macena Barossi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a educação financeira sob uma perspectiva crítica, contextualizada nas dinâmicas sociais, econômicas e culturais que impactam jovens em situação de vulnerabilidade. Considerando a questão social, conforme fundamentada por Iamamoto (2001), reflete-se diretamente sobre as desigualdades estruturais da sociedade capitalista e sua relação com o acesso a recursos e oportunidades. A abordagem de Rubem Alves e Edgar Morin sustenta que a educação financeira deve transcender técnicas tradicionais, permitindo um pensamento crítico, consciência social assim como reflexão acerca de questões éticas e ambientais. A pesquisa foi realizada no Centro da Juventude de Pinhais/PR, com atividades participativas relacionadas à educação financeira, à organização de metas pessoais e reflexões acerca das desigualdades sociais. Identificou-se que os jovens conectam o dinheiro aos seus sonhos, porém enfrentam diversas barreiras impostas pela estrutura socioeconômica, reforçando a necessidade de políticas públicas integradas. Também discutiu-se o Antropoceno como marco das inter-relações entre escolhas financeiras, sustentabilidade e responsabilidade social. A pesquisa revelou que a educação financeira deve ser uma ferramenta para autonomia, protagonismo social e formação de cidadãos críticos, capazes de contribuir de modo responsável para uma sociedade mais justa e sustentável. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - Paraná | pt_BR |
dc.title | Educação financeira para jovens e adultos que frequentam o Centro da Juventude de Pinhais | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |