• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação financeira para jovens e adultos que frequentam o Centro da Juventude de Pinhais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-E-NAZARE-ALEIXO-FERREIRA.pdf (531.2Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Ferreira, Nazaré Aleixo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a educação financeira sob uma perspectiva crítica, contextualizada nas dinâmicas sociais, econômicas e culturais que impactam jovens em situação de vulnerabilidade. Considerando a questão social, conforme fundamentada por Iamamoto (2001), reflete-se diretamente sobre as desigualdades estruturais da sociedade capitalista e sua relação com o acesso a recursos e oportunidades. A abordagem de Rubem Alves e Edgar Morin sustenta que a educação financeira deve transcender técnicas tradicionais, permitindo um pensamento crítico, consciência social assim como reflexão acerca de questões éticas e ambientais. A pesquisa foi realizada no Centro da Juventude de Pinhais/PR, com atividades participativas relacionadas à educação financeira, à organização de metas pessoais e reflexões acerca das desigualdades sociais. Identificou-se que os jovens conectam o dinheiro aos seus sonhos, porém enfrentam diversas barreiras impostas pela estrutura socioeconômica, reforçando a necessidade de políticas públicas integradas. Também discutiu-se o Antropoceno como marco das inter-relações entre escolhas financeiras, sustentabilidade e responsabilidade social. A pesquisa revelou que a educação financeira deve ser uma ferramenta para autonomia, protagonismo social e formação de cidadãos críticos, capazes de contribuir de modo responsável para uma sociedade mais justa e sustentável.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97016
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [198]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV