Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeurer, Sidmar dos Santos, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPacheco, Isabela Kretzlpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-18T14:18:51Z
dc.date.available2025-06-18T14:18:51Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96997
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sidmar dos Santos Meurerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa busca compreender o aparecimento da rubrica de Prática Escolar no programa da Escola Normal do Paraná, em 1907, e suas transformações até 1928. São analisados os debates, propostas e ações voltados à definição do perfil profissional das/os professoras/es em formação em um período marcado por reformas e processos de modernização educacional. O recorte temporal se justifica pelo fato de 1907 marcar a primeira ocorrência do termo "prática" associado a uma disciplina na Escola Normal do Estado. O ano de 1928 é estabelecido como marco final, pois permite observar as restruturações curriculares resultantes das iniciativas reformistas levadas a cabo nessa década, influenciadas pelo ideário escolanovista no Paraná. Para compreender a origem, a função e a consolidação desse componente curricular, a pesquisa adota referenciais teóricos da História do Currículo e das disciplinas Escolares como André Chervel e Ivor Goodson. A análise abrange as estratégias de legitimação e os processos de inclusão e exclusão de saberes, de valores, prioridades e expectativas socioculturais no currículo. O estudo examina aspectos internos desse componente, como seus objetivos e programa de ensino, articulando a debates mais amplos sobre a formação de professores para o ensino primário no Paraná. Identifica-se uma diversidade de enunciados no debate educacional paranaense que defendiam alterações no programa da Escola Normal com o intuito de conferir à formação docente um caráter mais prático e utilitário, perspectiva que se modifica ao longo do período investigado. Dessa forma, a pesquisa evidencia distintas concepções sobre o papel da prática na formação de professores e sua relação com a qualificação profissional, revelando impactos variados na configuração curricular. Como fontes, utilizam-se programas de ensino, normativas da Escola Normal do Paraná e do serviço de instrução pública do Estado do Paraná, publicações da imprensa especializada e geral, relatórios governamentais e registros de normalistas em formação. Os resultados indicam que a disciplina Prática Escolar foi concebida como um elemento estratégico na reformulação do perfil dos professores primários no Paraná, refletindo expectativas e tensões que caracterizaram a formação docente no períodopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research aims to understand the emergence of the Prática Escolar (School Practice) rubric in the curriculum of the Escola Normal do Paraná in 1907 and its transformations until 1928. It analyzes the debates, proposals, and actions focused on defining the professional profile of teachers in training during a period marked by educational reforms and modernization processes. The chosen timeframe is justified by the fact that 1907 marks the first occurrence of the term "practice" associated with a subject in the Escola Normal do Estado. The year 1928 is established as the final milestone, as it allows for an examination of the curricular restructurings resulting from the reformist initiatives of the previous decades, influenced by the Escola Nova movement in Paraná. To understand the origins, function, and consolidation of this curricular component, the research adopts theoretical frameworks from the History of Curriculum and School Subjects, drawing on scholars such as André Chervel and Ivor Goodson. The analysis encompasses legitimation strategies and the processes of inclusion and exclusion of knowledge, values, priorities, and sociocultural expectations in the curriculum. The study examines internal aspects of this component, such as its objectives and teaching program, while also linking them to broader debates on teacher training for primary education in Paraná. A diversity of perspectives is identified within the educational debate in Paraná, advocating for changes in the Escola Normal curriculum to provide teacher training with a more practical and utilitarian character—a perspective that evolved throughout the investigated period. Thus, the research highlights different conceptions regarding the role of practice in teacher education and its relationship with professional qualification, revealing varied impacts on curricular configuration. The study relies on sources such as teaching programs, regulations of the Escola Normal do Paraná, publications from both specialized and general press, government reports, and records of normal school students in training. The findings indicate that the Prática Escolar subject was conceived as a strategic element in reshaping the profile of primary school teachers in Paraná, reflecting the expectations and tensions that characterized teacher training during this periodpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectProfessoras - Históriapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO componente "prática escolar" no programa de estudos da Escola Normal do Paraná (1907-1928) : continuidades e transformações no modo de pensar a formação de professoras para a escola primáriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples