dc.contributor.advisor | Higa, Ivanilda, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Piãotquewicz, José Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T18:42:20Z | |
dc.date.available | 2025-06-17T18:42:20Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96982 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Ivanilda Higa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/02/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho objetivou analisar as perspectivas mobilizadas por licenciandos em Física em um contexto formativo de Ensino Superior envolvendo atividades experimentais investigativas. A motivação do estudo jaz na compreensão das potencialidades que a formação docente, quando contemplada pela perspectiva investigativa, possibilita aos licenciandos em formação inicial. A partir de uma revisão sistemática de literatura, identificou-se características de como o Ensino por Investigação é abordado na formação inicial docente, indicando lacunas formativas que dificultam a implementação da abordagem por licenciandos após sua formação. Objetivou-se o estudo das contribuições para a constituição da identidade docente, fomentadas pela implementação de uma proposta de atividades em uma disciplina de Metodologia e Práticas de Ensino de Física de uma universidade federal brasileira. Almejando estudar as perspectivas de ensino emergentes a partir da utilização do Ensino de Ciências por Investigação, no desenvolvimento do trabalho foram utilizadas estratégias tais como revisão sistemática de literatura da área pesquisada, desenvolvimento e implementação de uma sequência de atividades com licenciandos em Física. Os dados foram construídos analisando-se questionários, diários, transcrições e atividades, buscando unidades de significado que oferecessem aprofundamento das perspectivas emergentes sobre o Ensino de Ciências por Investigação quando licenciandos são postos em contato com a abordagem como alunos. Os resultados da análise dos dados apontam para um aumento na criticidade dos licenciandos, caminhando às características de um professor reflexivo. Além disso, defende-se a necessidade da vivência de propostas de ensino de diferentes abordagens para que suas possibilidades de mudança sejam compreendidas pelos sujeitos. A partir da implementação da sequência de atividades, verificou-se que, mesmo que uma intervenção de curta duração não seja suficiente para o aprendizado pleno do arcabouço do Ensino de Ciências por Investigação, sua proposta, como aproximação inicial, resultou no desenvolvimento de habilidades alinhadas com os pressupostos da abordagem, trilhando caminhos direcionados à superação do tradicionalismo acadêmico, voltados para uma formação com perspectiva socioconstrutivista | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study aimed to analyze the perspectives mobilized by undergraduate Physics teacher education students in a Higher Education training context involving investigative experimental activities. The motivation behind the study lies in understanding the potential that teacher education, when guided by an investigative approach, offers to pre-service teachers. Through a systematic literature review, characteristics were identified regarding how Inquiry-Based Science Teaching (IBST) is addressed in initial teacher training, revealing gaps in training that hinder its implementation by teachers after graduation. The study sought to investigate the contributions to the development of teaching identity fostered by the implementation of a set of activities in a Methodology and Teaching Practices in Physics course at a Brazilian federal university. Aiming to study the emerging teaching perspectives resulting from the use of Inquiry-Based Science Teaching, this work involved strategies ranging from a systematic literature review in the relevant field to the development and implementation of a sequence of activities with Physics teacher education students, followed by data analysis. This data, gathered through questionnaires, journals, transcripts, and activities, was used to identify units of meaning that provide insights into emerging perspectives on Inquiry-Based Science Teaching when pre-service teachers engage with the approach as learners. The results of the data analysis point to an increase in the critical thinking skills of the participants, moving toward the characteristics of reflective practitioners. Additionally, the study emphasizes the importance of engaging with diverse teaching approaches so that their potential for transformation can be fully understood by future teachers. Although a short-term intervention may not be sufficient for full mastery of the Inquiry-Based Science Teaching framework, its implementation as an initial approach contributed to the development of skills aligned with its principles, paving the way for overcoming academic traditionalism and promoting a socioconstructivist perspective in teacher education | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O ensino por investigação como abordagem didática na licenciatura em física : contribuições para a formação inicial de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |