dc.contributor | Souza, Michelle Tardio de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Tureck, Luciane Viater, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Likes, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T15:25:05Z | |
dc.date.available | 2025-06-10T15:25:05Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96866 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª. Drª. Luciane Viater Tureck | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de biotecnologia no ensino médio, fundamentada nos princípios da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva práticas educativas críticas e contextualizadas. A literatura da área identifica a importância de desenvolver nos estudantes competências e habilidades como o pensamento crítico, letramento científico e protagonismo, tendo a área de ciências da natureza o potencial para conectar os conteúdos técnicos a contextos sociais e éticos para alcançar estes objetivos. Nesse contexto, a proposta elaborada busca promover uma compreensão integrada da biotecnologia. A proposta está organizada em cinco etapas, tendo por base metodológica e teórica a abordagem baseada nas relações entre CTS, partindo portando da problematização inicial até a síntese e avaliação como etapa final da proposta. As práticas propostas em cada etapa buscam, a partir de atividades integradoras e reflexivas, estimular a participação ativa e a análise crítica dos e das estudantes. A opção por adotar a abordagem CTS surge do potencial da mesma em integrar conceitos científicos e tecnológicos a realidade social, trazendo o contexto e o alcance destes conceitos em seus aspectos sociais para a sala de aula. Tais aspectos são essenciais ao se tratar do tema Organismos Geneticamente Modificados (OGM), que se insere no tópico Biotecnologia, já que o mesmo possui implicações complexas em nível de ambiente, saúde e social. Além de atender às diretrizes da BNCC, espera-se que a proposta se mostre flexível e adaptável a diferentes contextos escolares, oferecendo um modelo que pode ser ampliado para outros conteúdos científicos. O trabalho também sugere caminhos para a ampliação da abordagem CTS no ensino de biotecnologia, incluindo a necessidade de capacitação docente e a integração interdisciplinar, ao mesmo tempo em que propõe reflexões para futuras pesquisas sobre a eficácia dessas metodologias em outras áreas do currículo escolar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Engenharia genetica | pt_BR |
dc.subject | Alimentos geneticamente modificados | pt_BR |
dc.subject | Biotecnologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | CTS e transgênicos : uma proposta de sequência didática para o ensino de biotecnologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |