dc.description.abstract | Resumo : A Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida e seus processos. Uma das áreas fundamentais da Biologia é a evolução, que estuda os processos de origem e diversificação da vida a partir de teorias baseadas em relações genéticas, ecológicas, ambientais e comportamentais. Sendo um tema da área de Ciências Biológicas, o ensino da evolução é previsto dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os níveis de ensino fundamental e médio. No entanto, apesar de sua importância, o tema não é tratado como eixo integrador do ensino das ciências, apresentando diversas dificuldades, enfrentadas tanto por docentes quanto por discentes. Entre essas dificuldades, podemos citar a abordagem fragmentada do tema, falta de formação de professores, desinteresse estudantil e o negacionismo científico. Nesse contexto, o desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos nessa área são fundamentais para a melhoria do ensino e aumento da atratividade e ludicidade do ensino de evolução, sendo o uso de jogos uma ferramenta fortemente efetiva. Para o desenvolvimento de um jogo sobre Biologia Evolutiva, no presente trabalho, foi realizado o levantamento das habilidades da BNCC relativas à evolução e genética, além de temas correlatos como ecologia e meio ambiente. O jogo físico Sobreviva, se Puder! foi inspirado no estilo role-playing game (RPG) e é constituído de um tabuleiro, fichas de personagens e cartas (de eventos, de variabilidade e de exploração), além de peões para localizar os personagens e marcadores para cada tipo de recurso. O jogo é organizado a partir da perspectiva de uma "história evolutiva" organizada em rodadas, nas quais cada espécie desenvolve ações possíveis frente a uma realidade conjuntural que afeta sua sobrevivência. Em contraste com outros jogos são relatados na literatura dentro do tema evolução, o jogo desenvolvido apresenta uma visão completa do processo de evolução e aborda diversos fatores evolutivos, como mutações, deriva genética e seleção natural. O uso desse jogo dentro da realidade da educação pode estimular os estudantes através da participação ativa e cooperativa entre os alunos. Além disso, valoriza o papel dos professores como mediadores do processo educativo, estabelecendo relações dinâmicas de ensino e de aprendizagem baseadas no jogo e nos conteúdos trabalhados em sala | pt_BR |