• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Em busca de um professor especializado : a constituição da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (1934-1945)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - CAHUANE CORREA.pdf (3.770Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Corrêa, Cahuane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O surgimento da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contribuiu para o enriquecimento da área a que se destina, a partir de uma tentativa de sanar a carência de professores capazes de ministrar tais saberes em diversos âmbitos profissionais, seja na escola, clubes esportivos e recreativos, treinamento técnico esportivo, entre outros. Sendo assim, com a regulamentação normativa federal que obrigava a apresentação de diploma emitido por instituição de nível superior para lecionar a disciplina esportiva, nas escolas de educação primária e secundária, aumentou a urgência por estabelecimentos capazes de formar tais docentes. No estado do Paraná, isso só foi possível graças a iniciativa particular, encabeçada por Francisco Mateus Albizú, que a partir de seus esforços, juntamente com seus pares, pode inaugurar a primeira escola especializada, no ano de 1942. Isto posto, surge o objetivo central da presente tese: compreender a ambiência da constituição do projeto formador do professorado especializado em Educação Física no estado do Paraná. Para atingir tal propósito foram analisados documentos provenientes da Escola, como atas, relatórios e regulamentos, bem como a legislação vigente no período, com leis, decretos e normativas. Foram utilizados, ainda, os periódicos jornalísticos, a fim de entender o processo de constituição do estabelecimento, a partir do projeto formador de professores. Portanto, concluiu-se que a construção de um saber escolarizado para a Educação Física em território paranaense perpassa por um engendramento de diversos caminhos, indivíduos, tensões e distanciamentos. Todas as vertentes da disciplina visitadas ao longo da pesquisa puderam ser observadas na construção do campo paranaense. Associação Brasileira de Educação, Associação Cristã de Moços, médicos e militares, cada um a seu modo, todos tiveram contribuições significativas para a consolidação e produção da área da Educação Física no estado do Paraná, e, principalmente, na sua entrada no contexto escolar
     
    Abstract: The emergence of the Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contributed to enriching the field of Physical Education by attempting to fill the need for qualified teachers capable of imparting such knowledge across various professional domains— schools, sports clubs, recreational facilities, and technical sports training, among others. The federal normative regulations that mandated a diploma issued by an institution of higher education for teaching Physical Education in primary and secondary schools increased the urgency for institutions capable of training these teachers. In the state of Paraná, this was made possible through a private initiative led by Francisco Mateus Albizú, who, with his efforts and the support of his peers, inaugurated the first specialized school for Physical Education in Paraná in 1942. Thus, the primary objective of this thesis is to understand the environment surrounding the establishment of a specialized teacher training program for Physical Education in the state of Paraná. To achieve this, documents from the Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, such as minutes, reports, and regulations, as well as periodspecific legislation, including laws, decrees, and normative guidelines, were analyzed, alongside journalistic sources to understand the process of establishing this institution based on the project to train teachers. The findings suggest that constructing formalized Physical Education knowledge in Paraná involved various pathways, individuals, tensions, and divergences. All aspects of Physical Education explored during the research contributed to shaping the field in Paraná. The Associação Brasileira de Educação, Associação Cristã de Moços, doctors, and military personnel all contributed significantly to consolidating and developing the field of Physical Education in Paraná, especially in its integration into the school context
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94283
    Collections
    • Teses [459]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV