A representatividade da mulher na sociedade e na ciência por meio da autoria feminina de livros didáticos de física
Resumo
Resumo: Os livros didáticos desempenham um papel importante na vida acadêmica dos alunos, e a autoria desses materiais pode contribuir para ressaltar como a representação feminina pode ser vista como um reflexo de quem faz ciência. Historicamente, as mulheres têm sido sub-representadas e muitas vezes excluídas de áreas dominadas por homens, incluindo a ciência. Essa falta de representatividade feminina nos livros didáticos contribuiu para perpetuar a ideia de que certas disciplinas, como a Física, são inerentemente masculinas. Este estudo buscou entender a influência da autoria feminina na representação da mulher na sociedade e na ciência, por meio da análise de livros didáticos de Física. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada utilizando a metodologia de análise documental. Foram analisados aspectos de livros didáticos de Física escritos por homens e mulheres, focando na representatividade feminina em citações, imagens, discursos, guias do professor e leituras complementares neles presentes. Verificou-se que os livros escritos por mulheres apresentaram uma maior representatividade feminina em todas as áreas analisadas, o que pode contribuir para a percepção das futuras gerações sobre quem pode contribuir para a ciência. A conclusão deste estudo revelou que a autoria feminina nos livros didáticos de Física contribui para aumentar a representatividade da mulher na sociedade e na ciência. Destacou-se ainda a necessidade de uma maior inclusão de autoras na produção de livros didáticos, para garantir uma representação equitativa e inspirar futuras cientistas Abstract: Textbooks play a significant role in students' academic lives, and the authorship of these materials can help highlight how female representation can be seen as a reflection of those who contribute to science. Historically, women have been underrepresented and often excluded from male-dominated fields, including science. This lack of female representation in textbooks has contributed to the perpetuation of the idea that certain disciplines, such as Physics, are inherently masculine. This study aimed to understand the influence of female authorship on the representation of women in society and science through the analysis of Physics textbooks. The research, of a qualitative nature, was conducted using the document analysis methodology. Various aspects of Physics textbooks written by men and women were examined, focusing on female representation in citations, images, discourse, teacher guides, and supplementary readings. It was found that textbooks written by women presented greater female representation in all analyzed areas, which may contribute to future generations’ perception of who can contribute to science. The conclusion of this study revealed that female authorship in Physics textbooks helps to enhance women's representation in society and science. Furthermore, it highlighted the need for greater inclusion of female authors in textbook production to ensure equitable representation and inspire future scientists
Collections
- Dissertações [1006]