Favela ou comunidade? : o funcionamento ideológico da seleção lexical
Resumo
Resumo: A seleção lexical de quaisquer palavras tem vieses ideológicos. Ante tal fato, os sujeitos que utilizam palavras como favela e comunidade não se encontram isentos da ideologia, pois os vocábulos chegam até nós carregados de sentidos outros, além dos que empregamos no discurso, perceptíveis mediante análises discursivas que permitem expor os sentidos à opacidade dos discursos em detrimento de sua pseudotransparência posta na materialidade linguística, a qual vincula sentidos supostamente demarcados na discursivização de sujeitos. Nesse sentido, pode-se considerar que a escolha de palavras não é isenta da historicidade que as constitui. Diante disso, este trabalho tem como objetivo entender o processo de constituição de sentidos, no discurso de moradores de dentro e de fora de favelas/comunidades, que vinculam a seleção lexical das palavras favela e comunidade para se referirem ao mesmo âmbito de vivência de cidadãos no Rio de Janeiro. Para a coleta das entrevistas, foram delimitados quatro favelas/comunidades, quatro bairros que as contenham e as quatro regiões da cidade a eles vinculadas, ou seja: Santa Cruz, Antares, Zona Oeste; Sampaio, Matriz, Zona Norte; Mineira, Catumbi, Centro; Ladeira dos Tabajaras, Copacabana, Zona Sul. Como a ideologia é fator preponderante para que indivíduos se constituam em sujeitos e produzam sentido, esta pesquisa qualitativa de Mestrado busca compreender o trabalho dos sentidos em sua relação com a história a partir de sujeitos assujeitados pela ideologia, tendo em vista que a escolha de palavras como favela e comunidade não ocorre meramente em função de um querer, sendo tal situação motivada inconscientemente, tendo em vista que a relação dos sujeitos com a linguagem não é neutra e que esses mesmos sujeitos estão expostos, pela ordem da língua, a equívocos que fazem movimentar, discursivamente, a seleção lexical de favela e comunidade. Para confrontar os efeitos de sentido dessa seleção lexical e validar sua historicidade, entrevistas semiestruturadas, corpus deste estudo, foram mobilizadas para que fossem trabalhadas metodologicamente sob o arcabouço teórico da Análise do Discurso francesa materialista, cujos postulados advêm, dentre outros, de Michel Pêcheux, na França, e de Eni Orlandi, no Brasil. Para seu desenvolvimento, noções teóricas como ideologia, sujeito, sentido, formação discursiva, memória, formações imaginárias, formação social, entre outras, foram mobilizadas com vistas ao cumprimento do objetivo proposto. Nesse cenário, após interpelado pela ideologia, o indivíduo, em sua relação com a favela/comunidade, passa à condição de sujeito sem se dar conta de que é sujeito à/da ideologia, agindo no corpo social a partir do efeito ideológico elementar, sendo sempre um já sujeito, impossibilitado de agir fora de seus limites, exposto, incondicionalmente, às falhas que são materializadas no discurso. Assim, o sujeito na/da favela/comunidade escolhe favela ou comunidade (ou ambas) porque sofre um recrutamento ideológico (Althusser, 2008), cujos ecos de memória que dão suporte a tal escolha se manifestam na formulação sob a força da história (datada ou não), trazendo junto a sujeito e sentido equívocos e contradições no discurso, os quais podem ser referenciados em análises discursivas, mesmo que a mobilização de um nome ou de outro não altere suas condições materiais de existência Abstract: The lexical selection of any words carries ideological biases. Given this fact, individuals who use words such as favela and comunidade are not exempt from ideology, as these terms reach us laden with meanings beyond those we employ in discourse. These meanings become perceptible through discourse analysis, which exposes the opacity of discourses in contrast to their pseudo-transparency, materialized in language and seemingly marking meanings within the discursivization of subjects. In this sense, word choice is not free from the historicity that constitutes it. Therefore, this study aims to understand the process of meaning construction in the discourse of residents both inside and outside favelas/comunidades, analyzing the lexical selection of the words favela and comunidade when referring to the same space of citizen life in Rio de Janeiro. For the interviews, four favelas/comunidades, four neighborhoods containing them, and the four city regions linked to them were selected: Santa Cruz, Antares, West Zone; Sampaio, Matriz, North Zone; Mineira, Catumbi, Central Zone; Ladeira dos Tabajaras, Copacabana, South Zone. Since ideology is a predominant factor in shaping individuals as subjects and producing meaning, this qualitative Master's research seeks to understand the workings of meaning in its relationship with history, considering that subjects are subjected to ideology. The choice of words such as favela and comunidade does not occur merely as a matter of individual will but is unconsciously motivated, as subjects' relationship with language is not neutral. Moreover, these subjects are exposed, through the order of language, to ambiguities that discursively influence the lexical selection of favela and comunidade. To analyze the effects of meaning produced by this lexical selection and validate its historicity, semi-structured interviews— comprising the corpus of this study—were methodologically examined through the theoretical framework of French materialist Discourse Analysis, whose foundations are based, among others, on Michel Pêcheux in France and Eni Orlandi in Brazil. For its development, theoretical concepts such as ideology, subject, meaning, discursive formation, memory, imaginary formations, and social formation, among others, were employed to achieve the proposed objective. In this context, after being interpellated by ideology, the individual, in relation to favela/comunidade, becomes a subject without realizing they are subjected to/by ideology. They act within the social body based on the elementary ideological effect, always as an already-subject, unable to act beyond its limits and unconditionally exposed to failures materialized in discourse. Thus, the subject in/from the favela/comunidade chooses favela or comunidade (or both) because they undergo an ideological recruitment (Althusser, 2008), in which memory echoes supporting this choice emerge in formulations under the force of history (whether dated or not), bringing together subject and meaning in ambiguities and contradictions in discourse. These aspects can be referenced in discourse analyses, even if the choice of one term over the other does not alter their material conditions of existence
Collections
- Dissertações [422]