A percepção do tempo em Serial e a Educação pela Pedra de João Cabral de Melo Neto
Resumo
Resumo: A dissertação investiga a percepção do tempo nos livros Serial (1961) e A Educação pela pedra (1966), de João Cabral de Melo Neto, destacando a relevância do tema para a obra do poeta. Partindo do pressuposto de que o tempo pode ser verificado a nível sensorial, e entendendo que a poesia é capaz de expressar experiências sensoriais com o mundo, o estudo explora como o tempo é percebido e construído na poética de Melo Neto. O objetivo principal é traçar um percurso de leitura de poemas extraídos dos dois livros supracitados que tratam, explicitamente, da relação com o tempo, identificando como o poeta o percebe, e que artifícios poéticos utiliza para expressá-lo. Os principais aportes teóricos foram a fenomenologia de Merleau Ponty e algumas noções teóricas de Michel Collot. A metodologia passou por uma análise de textos críticos que tratam tanto da obra do poeta como um todo, dos livros específicos escolhidos para esta dissertação, e do tempo em João Cabral. Pôde-se verificar que o poeta sugere novas percepções de tempo, que não aquela típica, preponderante, em que o tempo é um só, tradicional e linear, indicando, em contraponto, um tempo derivado de uma relação do corpo com a paisagem; e que a questão da temporalidade do modo como está configurada na obra do poeta implicaria, também, uma percepção diferenciada das noções de subjetividade e uma dada posição do sujeito no corpo nos poemas e livros enfocados. A dissertação procura contribuir para o campo dos estudos literários ao fornecer um percurso de leitura que promove uma nova visão sobre a estrutura poética de um artista fundamental para a compreensão da poesia brasileira, e que promove, também, um outro jeito de se verificar como se percebe o tempo na obra do poeta Abstract: The dissertation investigates the perception of time in the books Serial (1961) and A Educação pela pedra (1966) by João Cabral de Melo Neto, highlighting the theme’s relevance to the poet's work. Based on the assumption that time can be perceived at a sensory level and understanding that poetry can express sensory experiences with the world, the study explores how time is perceived and constructed in Melo Neto's poetics. The main objective is to trace a reading path of poems extracted from the aforementioned books that explicitly deal with the relationship with time, identifying how the poet perceives it and which poetic devices he uses to express it. The main theoretical frameworks were Merleau-Ponty's phenomenology and Michel Collot's theorical notions. The methodology involved an analysis of critical texts that address both the poet's work as a whole and the specific books chosen for this dissertation, as well as the concept of time in João Cabral's work. It could be observed that the poet suggested new perceptions of time, not the typical, predominant one where time was singular, traditional, and linear, but rather a time derived from the relationship between the body and the landscape. Furthermore, the question of temporality, as it was configured in the poet's work, would also have implied a differentiated perception of the notions of subjectivity and a specific positioning of the subject within the focused poems and books. The dissertation seeks to contribute to the field of literary studies by providing a reading path that promotes a new vision of the poetic structure of an artist fundamental to the understanding of Brazilian poetry, and it also offers another way to perceive time in the poet's work
Collections
- Dissertações [417]