dc.description.abstract | Resumo : A incidência do Diabetes Mellitus está em ascensão devido a grande urbanização, industrialização e consequentes mudanças do estilo de vida da população. O tipo 2 dessa doença é uma condição que afeta milhões de pessoas e é em grande parte influenciada por fatores genéticos e ambientais. A predisposição genética desempenha um papel importante, mas a obesidade, a falta de atividade física e a dieta inadequada são fatores de risco significativos para a doença. O ensino-aprendizagem do fenótipo multifatorial, como é o caso do Diabetes tipo 2, representa um desafio para o professor e para o aluno, devido à complexidade do assunto. Assim, as metodologias ativas, a exemplo da rotação por estações, surgem como alternativa para o método tradicional de ensino, tendo como finalidade melhorar o processo do ensino-aprendizagem. Neste sentido, o objetivo geral do presente trabalho foi elaborar e aplicar uma estratégia de ensino de rotação por estações, tendo como contexto o diabetes do tipo 2, para a abordagem sobre fenótipos complexos, a fim de disponibilizar aos professores da área uma alternativa didática. Para isso, foram desenvolvidas quatro estações: "Hábitos alimentares", "Fisiologia do Diabetes tipo II", "Atividade Física" e "Fenótipo Multifatorial" e a metodologia foi aplicada para alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A aula iniciou com uma breve apresentação sobre diabetes sem o aprofundamento dos mecanismos e características da doença. Em seguida, a turma foi dividida em quatro grupos e cada um se dirigiu a uma estação, para o desenvolvimento das atividades por aproximadamente 30 minutos. Em cada uma das estações, os alunos responderam aos questionários de assimilação dos assuntos. Antes e após a atividade também responderam aos questionários relacionados à avaliação do conteúdo e a metodologia aplicada. Ao final, verificou-se que os temas de suscetibilidade genética e fenótipo multifatorial da doença foram os mais assimilados pelos alunos, com um acréscimo de 9% de citações sobre tais tópicos nos questionários pós aplicação quando comparado com os questionários iniciais. Ademais, cerca de 91% dos estudantes avaliaram que o método proposto de ensino contribuiu muito para o entendimento das relações envolvidas no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Assim, foi constatado que a metodologia ativa com rotações por estações apresentou resultados positivos, tanto para o engajamento dos alunos na temática quanto no processo de aprendizagem | pt_BR |