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dc.contributor.advisorAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorBojarski, Wesley Gomespt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T20:54:51Z
dc.date.available2025-05-20T20:54:51Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96619
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Evolução Biológica detém caráter integrador nas Ciências Biológicas, crucial para a compreensão deste campo. Porém, seu ensino-aprendizado perpassa problemáticas como a complexidade da teoria, carência de materiais didáticos e formação inicial inadequada. O ensino investigativo possui o potencial de aproximar os discentes da prática científica, enquanto o ensino argumentativo e jogos didáticos facilitam a compreensão de assuntos complexos. Objetivou-se investigar, a partir do desenvolvimento de um jogo didático investigativo e argumentativo, a aprendizagem de Evolução Biológica, construção de argumentos e a relevância e usabilidade de tal no jogo no Ensino Superior. A pesquisa apresentou abordagem quase-experimental e enfoque quali-quantitativo. A amostra consistiu em duas turmas de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná- UFPR, com 36 participantes (N=36). Aplicou-se um questionário prévio às turmas, seguido da aplicação do jogo didático "Detetives da Evolução", que propõe uma investigação, e argumentação pelo Padrão Argumentativo de Toulmin (TAP). Durante o jogo, gravou-se o áudio das conversas. Após, foi aplicado um questionário posterior para comparações pós intervenção. Os questionários avaliaram tanto conceitos, quanto argumentação e percepções do jogo (escala likert). As análises se deram por testes estatísticos (Mann-Whitney e Fisher) para as questões fechadas, por combinações do TAP para a argumentativa e por Análise de Conteúdo Temática para as abertas e para a transcrição dos áudios. Para as percepções foi apresentada a descrição. Não obteve-se diferença significativa no aprendizado de conceitos pós intervenção, apesar de aumento percentual. Evidenciou-se a melhora dos argumentos após o jogo, com menos respostas não argumentativas e mais justificativas e apoios para as alegações. As questões abertas demonstraram sobretudo sensações positivas ao jogar-se e a relevância e aceitação para o ensino de Evolução Biológica. As percepções de adaptabilidade para o Ensino Básico, divertimento, motivação e uso na graduação foram majoritariamente de concordância. O estudo contribui para a progressão das discussões sobre o ensino argumentativo, visto o potencial que detém, sobretudo em Evolução, e frente a carência de trabalhos o abordando. Corrobora para testes mais rigorosos com jogos didáticos. Bem como, colabora para o desenvolvimento de uma estratégia de ensino alternativa para Evolução Biológica, considerando adequações no material, e para o incentivo a novas. Assim, sugere-se estudos com amostra maior, adequações no jogo, ao menos dois avaliadores para os argumentos e que o jogo seja utilizado ou testado dentro de um estratégia de aulas que aproveitem seu potencial, para verificar as mudanças conceituais, pois o aprendizado de Evolução é gradativo e contínuopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Técnicapt_BR
dc.titleDetetives da evolução : um jogo didático investigativo e argumentativo para o ensino-aprendizagem de Evolução Biológica no Ensino Superiorpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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