Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNewton, Virgínia Lemos Leal, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorAlencar, Marina de Arrudapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T10:26:11Z
dc.date.available2025-05-27T10:26:11Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96608
dc.descriptionOrientador: Virginia Lemos Leal Newtonpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Comunicação Social, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho investiga a relação entre comunicação e liderança na AIESEC em Curitiba, com foco na percepção da cultura organizacional no contexto pós pandemia durante os anos de 2022, 2023 e 2024. Fundamentada nos modelos teóricos de Edgar Schein e Geert Hofstede, a investigação adota uma abordagem qualitativa e utiliza a Membership Engagement Survey (MES) como principal instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que variações no tamanho do corpo de liderança e a ausência de integração efetiva comprometem a coesão e o alinhamento cultural. Nesse sentido, estratégias de comunicação interna mais eficazes e personalizadas emergem como essenciais para fortalecer o senso de pertencimento e o engajamento dos membros. Por fim, o estudo ressalta a importância das Relações Públicas na consolidação da identidade organizacional, oferecendo contribuições relevantes tanto para a prática gerencial quanto para o avanço acadêmico no campo da cultura organizacionalpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study investigates the relationship between communication and leadership at AIESEC in Curitiba, focusing on the perception of organizational culture in the post pandemic context among the years 2022,2023 and 2024. Based on the theoretical models of Edgar Schein and Geert Hofstede, the research adopts a qualitative approach and uses the Membership Engagement Survey (MES) as the main data collection instrument. The results indicate that variations in the size of the leadership body and the lack of effective integration compromise cohesion and cultural alignment. In this sense, more effective and personalized internal communication strategies emerge as essential to strengthening the sense of belonging and member engagement. Overall, the study highlights the importance of Public Relations in consolidating organizational identity, offering relevant contributions to both management practice and academic progress in the field of organizational culturept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectCultura organizacional - Brasilpt_BR
dc.titleComunicação e liderança na AIESEC em Curitiba : uma análise da cultura organizacional pós-pandemiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples