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    Comunicação e liderança na AIESEC em Curitiba : uma análise da cultura organizacional pós-pandemia

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    D_G_MARINA_ALENCAR.pdf (1.565Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Alencar, Marina de Arruda
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este trabalho investiga a relação entre comunicação e liderança na AIESEC em Curitiba, com foco na percepção da cultura organizacional no contexto pós pandemia durante os anos de 2022, 2023 e 2024. Fundamentada nos modelos teóricos de Edgar Schein e Geert Hofstede, a investigação adota uma abordagem qualitativa e utiliza a Membership Engagement Survey (MES) como principal instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que variações no tamanho do corpo de liderança e a ausência de integração efetiva comprometem a coesão e o alinhamento cultural. Nesse sentido, estratégias de comunicação interna mais eficazes e personalizadas emergem como essenciais para fortalecer o senso de pertencimento e o engajamento dos membros. Por fim, o estudo ressalta a importância das Relações Públicas na consolidação da identidade organizacional, oferecendo contribuições relevantes tanto para a prática gerencial quanto para o avanço acadêmico no campo da cultura organizacional
     
    Abstract : This study investigates the relationship between communication and leadership at AIESEC in Curitiba, focusing on the perception of organizational culture in the post pandemic context among the years 2022,2023 and 2024. Based on the theoretical models of Edgar Schein and Geert Hofstede, the research adopts a qualitative approach and uses the Membership Engagement Survey (MES) as the main data collection instrument. The results indicate that variations in the size of the leadership body and the lack of effective integration compromise cohesion and cultural alignment. In this sense, more effective and personalized internal communication strategies emerge as essential to strengthening the sense of belonging and member engagement. Overall, the study highlights the importance of Public Relations in consolidating organizational identity, offering relevant contributions to both management practice and academic progress in the field of organizational culture
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96608
    Collections
    • Relações Públicas [362]

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