Mostrar registro simples

dc.contributorCosta, Caroline Gonçalves dapt_BR
dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorAndrade, Camila Ristowpt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T10:35:27Z
dc.date.available2025-05-27T10:35:27Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96558
dc.descriptionOrientador: Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A popularidade do futebol é universal e faz com que esse esporte reúna grupos de torcedores ao redor do mundo. No Brasil, vários clubes são representados por torcidas organizadas. Neste artigo, analisamos como diretores e membros da Torcida Organizada Império Alviverde, ligada ao Coritiba Foot Ball Club, agora Coritiba SAF (Sociedade Anônima de Futebol), percebem sua comunicação e relacionamento com o clube e os demais torcedores, buscando interpretar de que forma essas percepções implicam no relacionamento entre essas instituições e os públicos envolvidos. Após a realização de entrevistas semiestruturadas com 6 diretores e membros da torcida, fizemos a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os níveis de interação propostos por Bianca Dreyer (2019), contribuíram para reconhecer a necessidade da aproximação de ambos. Os resultados encontrados revelam que esse relacionamento entre clube e torcida se dá de maneira informal e não potencializa o papel da torcida como público estratégico do clubept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFutebol - Brasilpt_BR
dc.subjectFutebol - Torcedores - Brasilpt_BR
dc.subjectClubes esportivos - Brasilpt_BR
dc.titleA voz da torcida organizada : entre táticas e estratégias de comunicaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples