A voz da torcida organizada : entre táticas e estratégias de comunicação
Resumo
Resumo : A popularidade do futebol é universal e faz com que esse esporte reúna grupos de torcedores ao redor do mundo. No Brasil, vários clubes são representados por torcidas organizadas. Neste artigo, analisamos como diretores e membros da Torcida Organizada Império Alviverde, ligada ao Coritiba Foot Ball Club, agora Coritiba SAF (Sociedade Anônima de Futebol), percebem sua comunicação e relacionamento com o clube e os demais torcedores, buscando interpretar de que forma essas percepções implicam no relacionamento entre essas instituições e os públicos envolvidos. Após a realização de entrevistas semiestruturadas com 6 diretores e membros da torcida, fizemos a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os níveis de interação propostos por Bianca Dreyer (2019), contribuíram para reconhecer a necessidade da aproximação de ambos. Os resultados encontrados revelam que esse relacionamento entre clube e torcida se dá de maneira informal e não potencializa o papel da torcida como público estratégico do clube
Collections
- Relações Públicas [362]