Análise da representação gráfica da biodiversidade de moluscos em livros didáticos para o ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/ 2021
Resumo
Resumo : Com as mudanças curriculares vindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018) e o projeto do Novo Ensino Médio (2017) houve uma diminuição no conteúdo de zoologia a ser abordado. O presente trabalho teve como objetivo analisar este tema, tomando como base a representação dos moluscos nos livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021 nesta nova proposta de ensino. Para isso foram selecionadas as sete coleções de ciências natureza aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2021) para o ensino médio. No total de 42 livros analisados foram encontradas apenas 35 imagens representando o filo Mollusca. A espécie invasora Achatina fulica foi a mais representada estando presente em cinco imagens. Foram identificadas três classes de moluscos nas imagens: Gatropoda em 17 (48,8%), Bivalve em cinco (14,3%) e Cephalopoda em 15 (42,9%). Das 15 imagens de cefalópodes 8 (53%) eram do táxon extinto Ammonoidea. Foram encontradas apenas 13 (37,1%) imagens com nome científico nas legendas
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