Proposições de ciência e arte para o ensino de ecologia na educação básica
Resumo
Resumo : A interdisciplinaridade entre arte e ciência, no contexto do ensino, possibilita restituir a complexidade no conhecimento humano acerca da natureza. Apesar de serem linguagens distintas, ambas possuem similaridades quanto à observação e criatividade, sendo capazes de produzir conhecimento e reflexões críticas em relação ao mundo que nos cerca. Na educação em ciências, a conexão com a arte pode ser aliada para ensinar ciências, ensinar sobre ciências, ensinar a fazer ciências e abordar questões sócio-científicas. No ensino da educação básica, o docente tem um papel central na condução do trabalho pedagógico que será desenvolvido em sala de aula. Nosso objetivo foi analisar os produtos pedagógicos elaborados por licenciandos em Ciências Biológicas, buscando relacionar esses produtos a diferentes propósitos ao ensinar biologia e a diferentes discursos dos licenciandos sobre a interdisciplinaridade arte-ciência no ensino. Analisamos onze produtos pedagógicos para o ensino de ecologia para o ensino médio, elaborados por vinte licenciandos, através da metodologia de Análise de Discurso Francesa. Os produtos pedagógicos foram variados em relação ao conteúdo e artes abordadas, demonstrando o potencial da interdisciplinaridade arte e ciência para o ensino de ecologia. Dentre os onze produtos, nove propuseram o uso das artes visuais e dois da música, corroborando dados de literatura que apontam a predominância das artes plásticas nas proposições arte-ciência. Quanto aos objetivos de ensino de ciências, dentre os onze produtos, seis tiveram o objetivo de ensinar ciências, três de abordar questões sócio-científicas, um de abordar questões sócio-científicas e também de ensinar sobre ciências e um de ensinar a fazer ciências. Os seis produtos voltados a ensinar ciências tinham como pressuposto a utilização da arte como instrumento da ciência. Esse resultado reforça dados de literatura que apontam a manutenção da arte como recurso para a ciência e pouca integração real entre elas. Os outros cinco produtos demonstraram que os licenciandos reconhecem a importância da arte para gerar conhecimento e para a educação científica. As discursos dos licenciandos sobre arte e ciência corroboraram, em parte, os propósitos de ensino que identificamos nos produtos pedagógicos. Concluímos que a experiência foi propícia para motivar os licenciandos a continuar a explorar essa interdisciplinaridade e que mais iniciativas são necessárias para ampliar a utilização da conexão arte e ciência no repertório dos futuros docentes de biologia. Além disso, somente a proposição de materiais didáticos não é suficiente para uma real integração arte-ciência no ensino, sendo necessário refletir sobre os discursos dos licenciandos e suas imaginações a respeito dessa interdisciplinaridade
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