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dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherSivico, Mayki Jardimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorTaques, Giulianapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T21:14:37Z
dc.date.available2025-05-08T21:14:37Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96455
dc.descriptionOrientador: : Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Me. Mayki Jardim Sivicopt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A genética, apesar de sua importância crescente e presença nas diretrizes curriculares, enfrenta desafios pedagógicos devido à sua complexidade e abstração. O Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) como um espaço para a troca de experiências entre educadores e pesquisadores se torna, no âmbito do ensino de genética, um espaço ímpar para o desenvolvimento e resolução dos tais desafios que vêm sendo enfrentados. O trabalho se baseou em um estudo qualitativo envolvendo uma revisão sistemática da produção das oito edições do ENEBIO, mapeando 118 trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão correlatos com o ensino de Genética. Os resultados indicaram uma predominância de estudos voltados para o Ensino Médio (50%), com ênfase nos conteúdos de Conceitos Básicos de Genética (28,8%) e Genética Molecular (22,9%). Observou-se que a maioria dos trabalhos foi desenvolvida em instituições públicas (89%), destacando-se a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) como a instituição com o maior número de contribuições. As análises permitiram categorizar os trabalhos em três grupos principais: Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas e Didáticas (68,64%), Pesquisas de Natureza Teórica (13,55%) e Diálogos na Formação Inicial e Continuada de Professores (17,79%). Identificou-se um aumento gradual na quantidade de trabalhos relacionados ao desenvolvimento de práticas pedagógicas e didáticas, refletindo um interesse crescente em metodologias inovadoras para o ensino de genética, como modelos didáticos, recursos lúdicos e sequências didáticas. As pesquisas de natureza teórica destacaram-se pela análise de livros didáticos, currículos e materiais educacionais, evidenciando a preocupação com a adequação conceitual e pedagógica dos conteúdos. Os estudos voltados para a formação de professores enfatizaram a necessidade de fortalecer a formação inicial e continuada, abordando desafios específicos do ensino de genética e promovendo práticas reflexivas e inovadoras. O trabalho aponta sobre a necessidade contínua de fortalecer a formação de professores e diversificar as abordagens pedagógicas no ensino de genética, visando superar as dificuldades inerentes ao conteúdo e promover uma aprendizagem significativa. Espera-se que os resultados desta análise sirvam como ponto de partida para reflexões que possam contribuir para a melhoria contínua do ensino de genética na Educação Básica, especialmente no contexto atual em que a compreensão da genética tem impacto direto em áreas da saúde pública, alimentação e meio ambientept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGenetica - Pesquisapt_BR
dc.titleO ensino da genética no Brasil : uma análise dos trabalhos apresentados no ENEBIOpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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