Desenvolvimento de um livro didático sobre vacinas para os anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo : Vacinação tem sido a maneira mais eficaz de reduzir mortalidade ou morbidade causadas por doenças infecciosas. A primeira vacina documentada foi criada por Edward Jenner, cientista inglês do século XVIII, porém, juntamente com a publicação da primeira vacina, surgiram os movimentos anti-vacinação. A hesitação ao se vacinar pode ser explicada pela dificuldade na compreensão de como estes fármacos funcionam. Porém, essa hesitação vacinal pode ser superada por meio de uma educação vacinal, sendo livros didáticos ferramentas de ensino-aprendizagem para isto. Assim, o livro sobre vacinas, objeto deste estudo, contempla enredo, personagens e ilustrações visando favorecer o processo de alfabetização científica em aulas de ciências dos anos iniciais. Este trabalho teve como objetivo geral desenvolver um livro interativo e ilustrado sobre vacinas, utilizá-lo em processos de ensino e aprendizagem em turmas de 3° ano do Ensino Fundamental e analisar se houve mobilização de Indicadores de Alfabetização Científica (IACs). Em termos metodológicos, a pesquisa, como um todo, contempla o processo de desenvolvimento e implementação da leitura de um livro didático intitulado "A Turma da Vacina", em três escolas municipais, com diferentes índices de vacinação da população, na cidade de Curitiba/PR; os instrumentos de pesquisa são questionários, com perguntas gerais e específicas sobre o livro e as vacinas, os quais serão respondidos por alunos e professores do 3° ano do Ensino Fundamental; enquanto que o tratamento analítico dos dados será orientado pelo referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados são apresentados aqui em torno do processo de desenvolvimento do livro, por meio de recortes que ilustram a construção do enredo, personagens e ilustrações. Conclui-se que, até o momento, o livro apresenta potencial para contribuir com a alfabetização científica nas escolas da rede pública
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