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dc.contributor.advisorAlves, Fernanda Salvador, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorFedato, Érica Tricapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T19:26:57Z
dc.date.available2025-05-06T19:26:57Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96389
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Fernanda Salvador Alvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 24/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A inovação é um elemento fundamental para a competitividade das organizações, especialmente para as PME familiares que operam em setores específicos e dinâmicos como o de alimentos. Este estudo adota uma abordagem autoetnográfica para compreender como as práticas organizacionais criativas emergem do cotidiano de uma PME familiar e orientam o seu processo de inovação. Baseada na Teoria da Prática, esta pesquisa explora como a criatividade influencia o processo de inovação, considerando o papel do empreendedor e as interações rotineiras. Os resultados mostram que as práticas organizacionais criativas estão diretamente ligadas à rotina colaborativa, à experimentação, à adaptação, ao aprendizado e à paixão empreendedora, sendo movidas tanto por desafios quanto pela busca por diferenciação e exclusividade no mercado. Esta pesquisa contribui para a literatura ao fornecer uma visão aprofundada da inovação em pequenas empresas familiares, destacando o papel das interações do dia a dia e da criatividade como pilares do processo de inovaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: Innovation is a fundamental element for the competitiveness of organizations, especially for family SMEs operating in specific and dynamic sectors such as food. This study adopts an autoethnographic approach to understand how creative organizational practices emerge in the daily operations of a family SME and guide its innovation process. Based on Practice Theory, this research explores how creativity influences strategy and innovation management, considering the role of the entrepreneur and routine interactions. The results show that creative organizational practices are directly linked to a collaborative routine, experimentation, adaptation, learning, and entrepreneurial passion, being driven both by challenges and the pursuit of differentiation and exclusivity in the market. This research contributes to the literature by providing an in-depth view of innovation in small family businesses, highlighting the role of routine interactions and creativity as pillars of the innovation processpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titlePráticas organizacionais criativas : inovação a partir da autoetnografia da di Erica – Atelier de Docespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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