• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Práticas organizacionais criativas : inovação a partir da autoetnografia da di Erica – Atelier de Doces

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ERICA TRICA FEDATO.pdf (6.791Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Fedato, Érica Trica
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A inovação é um elemento fundamental para a competitividade das organizações, especialmente para as PME familiares que operam em setores específicos e dinâmicos como o de alimentos. Este estudo adota uma abordagem autoetnográfica para compreender como as práticas organizacionais criativas emergem do cotidiano de uma PME familiar e orientam o seu processo de inovação. Baseada na Teoria da Prática, esta pesquisa explora como a criatividade influencia o processo de inovação, considerando o papel do empreendedor e as interações rotineiras. Os resultados mostram que as práticas organizacionais criativas estão diretamente ligadas à rotina colaborativa, à experimentação, à adaptação, ao aprendizado e à paixão empreendedora, sendo movidas tanto por desafios quanto pela busca por diferenciação e exclusividade no mercado. Esta pesquisa contribui para a literatura ao fornecer uma visão aprofundada da inovação em pequenas empresas familiares, destacando o papel das interações do dia a dia e da criatividade como pilares do processo de inovação
     
    Abstract: Innovation is a fundamental element for the competitiveness of organizations, especially for family SMEs operating in specific and dynamic sectors such as food. This study adopts an autoethnographic approach to understand how creative organizational practices emerge in the daily operations of a family SME and guide its innovation process. Based on Practice Theory, this research explores how creativity influences strategy and innovation management, considering the role of the entrepreneur and routine interactions. The results show that creative organizational practices are directly linked to a collaborative routine, experimentation, adaptation, learning, and entrepreneurial passion, being driven both by challenges and the pursuit of differentiation and exclusivity in the market. This research contributes to the literature by providing an in-depth view of innovation in small family businesses, highlighting the role of routine interactions and creativity as pillars of the innovation process
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96389
    Collections
    • Dissertações [436]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV