Comunicação organizacional uma análise comparativa
Resumo
Resumo: Partindo-se da premissa da existência de uma lacuna, um distanciamento, entre teoria e prática no campo de estudos da comunicação nas organizações, o presente estudo objetiva comparar o que está sendo estudado teoricamente com que o está sendo executado no mercado de trabalho em matéria de comunicação organizacional. Para isto, desenvolveu-se um levantamento de mercado focado na identificação das reais condições de realização da comunicação organizacional no mercado de trabalho de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Como metodologia optou-se, para o levantamento de mercado, por uma abordagem qualitativa em uma pesquisa participante. Os dados obtidos com o levantamento foram comparados com as concepções de comunicação organizacional de sete autores de renome (três de nacionalidade brasileira e quatro de nacionalidade estrangeira). Como procedimento de análise e discussão dos dados empregou-se o recurso da Análise de Conteúdo. A comparação entre levantamento de mercado e os pressupostos teóricos revelou aspectos interessantes que sugerem a presença efetiva, no campo de estudos da comunicação organizacional, de uma lacuna que dispõe em dois pontos distintos, a teoria da prática. Tal situação sugere a busca de uma interação maior entre teoria e prática através de uma contribuição aqui sugerida que integre o que já foi feito teoricamente em comunicação organizacional com que está sendo operacionalizado no mercado de trabalho
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