Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Myrian Del Vecchio de, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorSchneider, Thaís Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T14:18:19Z
dc.date.available2025-04-30T14:18:19Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96306
dc.descriptionOrientador: Mirian Del Vecchio de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho consiste num projeto experimental de telejornalismo para público infantil, com viés educomunicativo, que resultou em um telejornal para crianças apresentado por personagens (fantoches) e com reportagens feitas com a participação de repórteres-mirins. A proposta surge a partir de uma lacuna existente no telejornalismo brasileiro atual - que raramente contempla esse público -, e trabalha com pautas e linguagem especiais para crianças, ao mesmo tempo em que mostra os bastidores da produção de um telejornal, através de discussões entre os personagens e inserções do tipo making of. Assim, o programa visa a trazer informações sobre assuntos de interesse das crianças, como temas do cotidiano e de sua realidade local, com possibilidade de sugestão de pautas por parte do próprio público. Sua fundamentação reside . nas teorias do telejornalismo e da educomunicação1 com foco em participação e educação para a mídia. O desenvolvimento do projeto conta com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica sobre telejornalismo, programas infantis, experiências já realizadas em telejornalismo para crianças dentro e fora do Brasil, Educomunicação e exemplos de participação infantil na mídia; produção de roteiro e criação de personagens para programa piloto; preparação das crianças convidadas como repórteres-mirins, através de oficina sobre telejornalismo; produção, gravação e edição do programa piloto; avaliação do programa piloto junto a grupo de crianças e repórteres-mirins, com questionário por escrito; redação de apreciação sistemática dos resultados e principais aprendizados obtidos ao longo do projetopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf VOB IFOpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.titleJornal Antenados! : projeto experimental de telejornalismo e educomunicação para público infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples