dc.contributor.advisor | Lima, Myrian Del Vecchio de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.creator | Schneider, Thaís Cristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:18:19Z | |
dc.date.available | 2025-04-30T14:18:19Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96306 | |
dc.description | Orientador: Mirian Del Vecchio de Lima | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho consiste num projeto experimental de telejornalismo para público infantil, com viés educomunicativo, que resultou em um telejornal para crianças apresentado por personagens (fantoches) e com reportagens feitas com a participação de repórteres-mirins. A proposta surge a partir de uma lacuna existente no telejornalismo brasileiro atual - que raramente contempla esse público -, e trabalha com pautas e linguagem especiais para crianças, ao mesmo tempo em que mostra os bastidores da produção de um telejornal, através de discussões entre os personagens e inserções do tipo making of. Assim, o programa visa a trazer informações sobre assuntos de interesse das crianças, como temas do cotidiano e de sua realidade local, com possibilidade de sugestão de pautas por parte do próprio público. Sua fundamentação reside . nas teorias do telejornalismo e da educomunicação1 com foco em participação e educação para a mídia. O desenvolvimento do projeto conta com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica sobre telejornalismo, programas infantis, experiências já realizadas em telejornalismo para crianças dentro e fora do Brasil, Educomunicação e exemplos de participação infantil na mídia; produção de roteiro e criação de personagens para programa piloto; preparação das crianças convidadas como repórteres-mirins, através de oficina sobre telejornalismo; produção, gravação e edição do programa piloto; avaliação do programa piloto junto a grupo de crianças e repórteres-mirins, com questionário por escrito; redação de apreciação sistemática dos resultados e principais aprendizados obtidos ao longo do projeto | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf VOB IFO | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Telejornalismo | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo e educação | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.title | Jornal Antenados! : projeto experimental de telejornalismo e educomunicação para público infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |