• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jornal Antenados! : projeto experimental de telejornalismo e educomunicação para público infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D_G_THAIS_CRISTINA_SCHNEIDER.pdf (3.709Mb)
    D_G_ANEXO_1_THAIS_CRISTINA_SCHNEIDER.VOB (5.357Mb)
    D_G_ANEXO_2_THAIS_CRISTINA_SCHNEIDER.IFO (36Kb)
    D_G_ANEXO_3_THAIS_CRISTINA_SCHNEIDER.VOB (579.7Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Schneider, Thaís Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho consiste num projeto experimental de telejornalismo para público infantil, com viés educomunicativo, que resultou em um telejornal para crianças apresentado por personagens (fantoches) e com reportagens feitas com a participação de repórteres-mirins. A proposta surge a partir de uma lacuna existente no telejornalismo brasileiro atual - que raramente contempla esse público -, e trabalha com pautas e linguagem especiais para crianças, ao mesmo tempo em que mostra os bastidores da produção de um telejornal, através de discussões entre os personagens e inserções do tipo making of. Assim, o programa visa a trazer informações sobre assuntos de interesse das crianças, como temas do cotidiano e de sua realidade local, com possibilidade de sugestão de pautas por parte do próprio público. Sua fundamentação reside . nas teorias do telejornalismo e da educomunicação1 com foco em participação e educação para a mídia. O desenvolvimento do projeto conta com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica sobre telejornalismo, programas infantis, experiências já realizadas em telejornalismo para crianças dentro e fora do Brasil, Educomunicação e exemplos de participação infantil na mídia; produção de roteiro e criação de personagens para programa piloto; preparação das crianças convidadas como repórteres-mirins, através de oficina sobre telejornalismo; produção, gravação e edição do programa piloto; avaliação do programa piloto junto a grupo de crianças e repórteres-mirins, com questionário por escrito; redação de apreciação sistemática dos resultados e principais aprendizados obtidos ao longo do projeto
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96306
    Collections
    • Jornalismo [416]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV