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    Pedagogias que fortalecem a relação criança-natureza e a Educação Ambiental na Educação Infantil de Escolas Waldorf de Curitiba/PR

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    R_G_LETICIA_FERREIRA_JESSEN.pdf (1.040Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Jessen, Leticia Ferreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Nos últimos tempos, o humano, especialmente os que vivem em comunidades com um padrão de vida ocidental, tem se afastado da natureza. O que tem resultado nos desastres ambientais atuais, como as mudanças climáticas. Isso torna imprescindível que se busque maneiras de fomentar a relação do humano-natureza. Mas essa conexão deve ser iniciada desde cedo, já na infância. As crianças têm ficado cada vez mais em casas e apartamentos, sem possibilidade de terem vivências na natureza. Nesta perspectiva, se faz necessário trazer pedagogias que procurem estimular a relação criança-natureza. Pedagogias ocidentais como as Pedagogia Waldorf e os Jardins de Infância na Floresta procuram diariamente fornecer experiências na natureza em primeira mão, sendo consideradas importantes para a promoção da Educação Ambiental (EA). Como em Curitiba (PR) são encontradas apenas as Escolas Waldorf, este trabalho buscou avaliar como a relação criança-natureza se dá nessas escolas. Para tal, foram avaliados também quais eram os recursos ecopedagógicos, quais eram as ecotecnologias presentes e como elas ambientalizam as escolas. O caminho utilizado neste trabalho para avaliar esses fatores foi a leitura dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e entrevista com as coordenadoras dos Jardins de Infância Waldorf. Ao todo foram 4 entrevistas e obteve-se acesso somente à 2 PPPs. Nos PPPs foram encontradas evidências da importância que a natureza tem nessas escolas, para o desenvolvimento holístico da criança. Porém, a EA nesses PPPs precisa ser revisada. Em um PPP não foi encontrado um capítulo dedicado ao tema, sem definições de EA, e em outro são necessários esclarecimentos de como a EA ocorre a partir da horta na escola, além de delineamentos sobre a EA. Para as coordenadoras das Escolas Waldorf, a relação criança-natureza não é somente importante, ela ocorre diariamente na escola. As crianças tendem a engajar em brincadeiras livres na natureza espontaneamente, sem mediação de uma professora. As brincadeiras livres e outras experiências na natureza, de acordo com as coordenadoras, levam a uma relação harmônica com a natureza. Olhando mais a fundo a relação criança com a floresta e como os ambientes das escolas analisadas são, apenas uma demonstrou ter uma área de bosque. As crianças são livres para se aventurarem nas árvores, não havendo impeditivo caso elas queiram subir, além de serem livres para inventarem as brincadeiras que quiserem com materiais naturais. Dentre os recursos ecopedagógicos presentes em todas as escolas analisadas estão: músicas; as épocas baseadas na natureza; as mesinhas de época. A ecotecnologia mais presente foi a horta, além de terem sido encontrados caixas de abelhas sem ferrão, sistema de captação de água da chuva e composteiras. É interessante frisar que as crianças possuem contato com os recursos ecopedagógicos e com as hortas diariamente, demonstrando que a Ambientalização Escolar ocorre de maneira contínua. A Pedagogia Waldorf exercida em Curitiba tem uma relação profunda com a natureza e busca a relação criança-natureza no cotidiano das crianças. Desta maneira, essa pedagogia se mostrou um caminho para que o resgate do ser humano com a natureza pode ser realizado desde a infância
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96305
    Collections
    • Licenciatura [217]

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