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dc.contributor.advisorKruszielski, Leandro, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorPlácido, Helena Musetti Bighetti Sanchespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T13:52:23Z
dc.date.available2025-04-30T13:52:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96302
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielskipt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que afeta 18% da população brasileira a partir dos 6 anos de idade e se manifesta por comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O tratamento multifatorial do TDAH, estabelecido pelo DSM-5, depende da participação integrada de familiares, educadores e profissionais da saúde. Além disso, recomenda se a complementação de atividades que promovam a auto afetividade, a autoestima, o controle emocional, a capacidade de concentração e a manutenção da motivação. Um dos impasses que englobam o recente campo de estudo do TDAH é o estigma consequente da desinformação da comunidade, que resulta em prejuízos sociais, profissionais e psicológicos de pessoas com o transtorno. Neste sentido, a psicoeducação é um instrumento de acolhimento, autoconhecimento e de combate aos estigmas que se mostra relevante para a efetiva promoção da saúde de pessoas com TDAH. Ainda, poucos produtos têm considerado a perspectiva da população TDAH, indicando a necessidade de mais iniciativas direcionadas a este público. As histórias em quadrinhos (HQs) são artes sequenciais que combinam as linguagens visual e escrita para transmitir significado de forma comunicativa e dependente da experiência sociocultural do leitor, desta forma, unidas à psicoeducação as HQs podem atuar como ferramenta educacional e de saúde. Objetivamos a produção de uma coletânea de HQs com a temática do TDAH como instrumento de potencial aplicação na psicoeducação de pessoas com o transtorno. Baseadas em vivências pessoais da autora, as histórias também foram fundamentadas por três bibliografias previamente selecionadas ("Guia para Compreensão e Manejo do TDAH da World Federation of ADHD", "TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade" e 5a Edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Para a elaboração das artes gráficas, o trabalho contou com a participação de seis artistas convidados. Foram roteirizadas e desenhadas oito histórias em quadrinhos, além de seis materiais textuais complementares baseados na revisão bibliográfica, os quais foram analisados e discutidos quanto à relevância do contexto proposto. Unindo a riqueza de elementos interpretativos das HQs à representação de vivências e informações sobre o TDAH, "Tempo de Acolher Histórias" preenche algumas das lacunas observadas no campo do TDAH e, ao direcionar-se ao público com o transtorno e possibilitar a representatividade e o desenvolvimento de conhecimento significativo, a coletânea tem potencial para ser aplicada à psicoeducação de pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos como instrumento de psicoeducação no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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