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dc.contributor.advisorSallai, Claudia Maria, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorEhlert, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T22:26:36Z
dc.date.available2025-04-29T22:26:36Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96291
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhofferpt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Historicamente, pessoas com deficiências (PcD) foram sistematicamente excluídas da sociedade e, por consequência, privadas de direitos básicos como o acesso à educação. Nos dias atuais, as escolas brasileiras seguem o Plano Nacional de Educação (PNE) promulgado em 2014, que prevê através da Meta 4 a universalização do acesso à educação básica e ao Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial até 2024. O principal objetivo deste estudo é investigar o cenário atual da educação inclusiva no Brasil, através da análise de dados coletados em documentos oficiais e literatura especializada sobre práticas pedagógicas para o ensino de ciências e biologia. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura em base de dados online seguindo o protocolo elaborado para esse estudo. No total, foram reunidos 33 artigos sobre o tema, dos quais 16 foram lidos na íntegra e analisados quantitativa e qualitativamente. Das metodologias analisadas, 56,25% foram propostas para atender deficientes visuais, 12,5% para deficientes auditivos, deficientes intelectuais e indivíduos com Transtorno Global de Desenvolvimento (TEA), respectivamente e 6,25% para múltiplas condições. A partir do levantamento realizado, podemos observar a crescente publicação de artigos relacionados com a Educação Especial e o ensino inclusivo de Ciências/Biologia nos últimos anos, entretanto, ainda se faz necessária uma maior participação do Estado na promoção de cursos de formação continuada de professores e recursos para a aplicação de práticas pedagógicas capazes de garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensinopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPesquisa biológicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleDa lei à sala de aula : uma análise de documentos oficiais e revisão sistemática da literatura sobre a educação inclusiva no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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