dc.description.abstract | Resumo : Historicamente, pessoas com deficiências (PcD) foram sistematicamente excluídas da sociedade e, por consequência, privadas de direitos básicos como o acesso à educação. Nos dias atuais, as escolas brasileiras seguem o Plano Nacional de Educação (PNE) promulgado em 2014, que prevê através da Meta 4 a universalização do acesso à educação básica e ao Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial até 2024. O principal objetivo deste estudo é investigar o cenário atual da educação inclusiva no Brasil, através da análise de dados coletados em documentos oficiais e literatura especializada sobre práticas pedagógicas para o ensino de ciências e biologia. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura em base de dados online seguindo o protocolo elaborado para esse estudo. No total, foram reunidos 33 artigos sobre o tema, dos quais 16 foram lidos na íntegra e analisados quantitativa e qualitativamente. Das metodologias analisadas, 56,25% foram propostas para atender deficientes visuais, 12,5% para deficientes auditivos, deficientes intelectuais e indivíduos com Transtorno Global de Desenvolvimento (TEA), respectivamente e 6,25% para múltiplas condições. A partir do levantamento realizado, podemos observar a crescente publicação de artigos relacionados com a Educação Especial e o ensino inclusivo de Ciências/Biologia nos últimos anos, entretanto, ainda se faz necessária uma maior participação do Estado na promoção de cursos de formação continuada de professores e recursos para a aplicação de práticas pedagógicas capazes de garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino | pt_BR |