Navegando com os multiletramentos e a pedagogia crítica de Paulo Freire : uma jornada autoetnográfica nas aulas de inglês para o 9º ano do ensino fundamental
Resumo
Resumo: Esta dissertação explora a pedagogia dos multiletramentos em minha prática docente por meio de uma abordagem autoetnográfica. O estudo visa analisar os sucessos e desafios enfrentados durante o desenvolvimento de duas atividades distintas de língua inglesa que planejei para as minhas turmas de 9º ano do ensino fundamental. Meu objetivo foi buscar compreender como a abordagem pedagógica que utilizo engloba diversas modalidades de linguagens enquanto explora o impacto e a integração dos multiletramentos e da pedagogia crítica freireana na minha prática pedagógica. Para alcançar esses objetivos, recorro à pedagogia dos multiletramentos e à pedagogia de Paulo Freire sobre educação libertadora. A metodologia autoetnográfica foi adotada, enfatizando minhas subjetividades como pesquisadora e a reflexão sobre minhas próprias experiências. Essa abordagem metodológica oferece uma oportunidade para compartilhar e incentivar colegas professores a compartilharem suas experiências com a comunidade acadêmica e outros profissionais da área. Ao relacionar os multiletramentos com os princípios da educação libertadora de Freire, a pesquisa evidencia que suas ideias sobre pedagogia crítica complementam os fundamentos dos multiletramentos. A combinação dessas duas abordagens cria oportunidades significativas de aprendizagem, estimulando tanto o pensamento crítico quanto uma compreensão mais profunda das complexidades da sociedade contemporânea Abstract: This dissertation explores the pedagogy of multiliteracies in my teaching practice through an autoethnographic approach. The study aims to analyze the successes and challenges encountered during the development of two distinct English language activities that I designed for my 9th-grade classes in elementary school. My goal was to understand how my pedagogical approach encompasses various modes of language while exploring the impact and integration of multiliteracies and the critical pedagogy of Paulo Freire in my teaching practice. To achieve these objectives, I draw on the pedagogy of multiliteracies and the pedagogy of liberating education of Paulo Freire. An autoethnographic methodology was adopted, emphasizing my subjectivities as a researcher and reflecting on my own experiences. This methodological approach offers an opportunity to share and encourage fellow teachers to share their experiences with the academic community and other professionals in the field. By relating multiliteracies to the principles of Freire's liberating education, the research demonstrates that his ideas on critical pedagogy complement the foundations of multiliteracies. The combination of these two approaches creates significant learning opportunities, fostering both critical thinking and a deeper understanding of the complexities of contemporary society
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