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dc.contributor.advisorSallai, Claudia Maria, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorMarcondes, Fellip Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T14:32:43Z
dc.date.available2025-04-29T14:32:43Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96258
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai Tanhofferpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A educação na rede de ensino básico apresenta diversas características de um ensino tradicionalista, que coloca o professor como o detentor de todo o conhecimento e o aluno como o indivíduo passivo, que apenas "absorve" o conhecimento, como se o tivesse compreendido. O uso de metodologias ativas em sala de aula não é algo novo nas práticas pedagógicas, porém, veio para quebrar o ciclo mecanicista da forma de ensino, tornando os alunos protagonistas da construção de seu próprio conhecimento. Além das metodologias ativas, diferentes recursos didáticos podem ser utilizados em sala de aula, como filmes, documentários, animações, dentre outras recursos, que podem facilitar a compreensão de conteúdos complexos, além de tornar as aulas mais atrativas. Com isso, o uso do anime Hataraku saibou, pode servir como elemento atrativo e instigador no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de fisiologia. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática utilizando o anime e o mangá Hataraku saibou, associados a metodologias de sala de aula invertida e rotação por estações, para alunos do 8º ano do ensino fundamental e/ou 2º série do ensino médio, articulados em quatro aulas sobre o sistema circulatório, sistema imunológico, doenças associadas e integração dos sistemas. Antes da aplicação da proposta, deve-se aplicar uma avaliação diagnóstica para compreender o conhecimento prévio dos alunos sobre os assuntos antes de iniciar a aula. Após o questionário, os alunos devem assistir os episódios indicados, em casa, que estão relacionados com os temas que serão trabalhados em sala de aula. Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo ficará responsável por trabalhar temas selecionados pelo professor sobre o assunto relacionado a um tema gerador, para que na última aula, todos os alunos apresentem seus resultados e compartilhem informações com seus colegas. O intuito desta proposta é estimular o trabalho em grupo, além de usar recursos pouco convencionais em sala de aula, como animes e mangás, que são o tipo de conteúdo que os jovens mais têm acesso atualmente, tornando seu processo de ensino e aprendizagem mais significativo e lúdico, além de ser mais proveitoso por ser algo do cotidiano dos estudantespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.subjectProdução audiovisualpt_BR
dc.titleUso do anime e do mangá Hataraku Saibou (Cells at Work!) como ferramenta de ensino de sistema circulatório e imunológico no ensino básicopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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