dc.contributor.advisor | Silva, Lídia da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Cardoso, Bruna de Aquino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T18:19:36Z | |
dc.date.available | 2025-04-28T18:19:36Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96224 | |
dc.description | Orientador: Profª Drª Lídia da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem o objetivo de propor e analisar um plano de aula para professores de alunos surdos elaborado com base nos três momentos pedagógicos. Para tanto, toma-se "geração de energia elétrica e poluição" e o ensino de ciência para surdos como norteadores da elaboração do material pedagógico que destina-se à professores e alunos do ensino médio. A partir disso, baseando-se em Delizoicov (1982), Muenchen e Delizoicov (2012), Spudeit (2014), Fernandes e Moreira (2014), Bursztyn (2018) e outros, discute e analisa os dados gerados. Metodologicamente, o estudo é qualitativo e descritivo e por meio das categorias analíticas discorre sobre a relação do conteúdo com a realidade do estudante; a diversificação de atividades visuais; e a oferta de situações desencadeadoras de reflexão identificadas no plano de aula. Os resultados apontam que o plano de aula poderá munir o educador para oferecer aulas enriquecedoras e que contêm recursos necessários para assegurar o aprendizado do tópico por estudantes surdos. Com base nesses resultados, conclui se que a educação para surdos deve ser amplamente pautada em elementos visuais, metodologias ativas e na sua primeira língua - a Libras | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.title | Geração de energia elétrica e poluição : proposta e análise de Um plano de aula para professores de alunos surdos Elaborado com base nos três momentos pedagógicos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |