Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lídia dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorCardoso, Bruna de Aquinopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T18:19:36Z
dc.date.available2025-04-28T18:19:36Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96224
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Lídia da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem o objetivo de propor e analisar um plano de aula para professores de alunos surdos elaborado com base nos três momentos pedagógicos. Para tanto, toma-se "geração de energia elétrica e poluição" e o ensino de ciência para surdos como norteadores da elaboração do material pedagógico que destina-se à professores e alunos do ensino médio. A partir disso, baseando-se em Delizoicov (1982), Muenchen e Delizoicov (2012), Spudeit (2014), Fernandes e Moreira (2014), Bursztyn (2018) e outros, discute e analisa os dados gerados. Metodologicamente, o estudo é qualitativo e descritivo e por meio das categorias analíticas discorre sobre a relação do conteúdo com a realidade do estudante; a diversificação de atividades visuais; e a oferta de situações desencadeadoras de reflexão identificadas no plano de aula. Os resultados apontam que o plano de aula poderá munir o educador para oferecer aulas enriquecedoras e que contêm recursos necessários para assegurar o aprendizado do tópico por estudantes surdos. Com base nesses resultados, conclui se que a educação para surdos deve ser amplamente pautada em elementos visuais, metodologias ativas e na sua primeira língua - a Libraspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.titleGeração de energia elétrica e poluição : proposta e análise de Um plano de aula para professores de alunos surdos Elaborado com base nos três momentos pedagógicospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples