Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRios, Flavia Sant'Anna, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorFreitas, Aline Chrystie Soares dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T18:13:59Z
dc.date.available2025-04-28T18:13:59Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96221
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Flavia Sant’Anna Riospt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A partir de pesquisas internacionais e nacionais em educação, é possível notar que o Brasil enfrenta uma série de desafios no ensino de Ciências, culminando em falhas no processo de alfabetização científica. Se por um lado existe uma grande procura por temas científicos entre os jovens, por outro, há um distanciamento entre sociedade e cultura científica, o que acaba por restringir o contato entre os estudantes e a ciência, resultando em dificuldades no aprendizado. Além disso, as limitações dos livros didáticos geram inúmeras críticas quanto ao seu uso exclusivo no planejamento de aulas e atividades. Embora exista muito conteúdo fora dos livros didáticos, a sobrecarga dos profissionais da educação no país desestimula o esforço extra em buscá-los em meio a tantas fontes de informação, nem sempre confiáveis. Desse modo, o presente trabalho objetiva proporcionar a docentes e discentes uma fonte segura de informações científicas, por meio de textos de divulgação científica (TDC) selecionados e organizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de contribuir para o processo de alfabetização científica de jovens estudantes do Ensino Médio brasileiro. Foram selecionados 95 TDC presentes na Revista Pesquisa FAPESP, publicados a partir do ano de 2020 até maio de 2023, por meio de uma análise qualitativa descritiva do conteúdo neles apresentado. Desde 1999, a Pesquisa FAPESP é a única revista jornalística especializada em cobrir periodicamente a produção científica e tecnológica nacional e disponibilizar os conteúdos em português e de forma totalmente gratuita. Os textos foram reunidos, categorizados e disponibilizados no site do Grupo Ciência Interativa da Universidade Federal do Paraná. Duas categorias foram criadas: habilidades da BNCC, com 16 habilidades que formaram 16 grupos de TDC; e Conteúdos Científicos, com 6 grupos classificados de acordo com áreas do conhecimento das Ciências Biológicas. A fim de obter um panorama da experiência de navegação nas páginas do site e da adequabilidade dos TDC no ensino, um questionário online com 10 perguntas foi aplicado a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas. Os resultados mostram que professores que navegaram pelas páginas apresentaram grande motivação para utilizar TDC tanto em estudos pessoais e no planejamento de suas aulas, quanto em sala de aula com os estudantes, o que pode indicar que os docentes reconhecem a eficiência da utilização de TDC no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando certa preferência por esse recurso em relação a materiais tradicionais, que não se destinam à divulgação da ciênciapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJornalismo cientificopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleTextos de divulgação científica como recursos para o ensino de biologia nos termos dabasenacional comum curricularpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples