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dc.contributor.advisorQuadros Junior, Itanel Bastos de, 1936-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorBacelar, Fernanda Kriegerpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T18:33:26Z
dc.date.available2025-04-25T18:33:26Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96149
dc.descriptionOrientador: Itanel Bastos Quadros Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Cências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui resumo e glossáriopt_BR
dc.description.abstractResumo: O portador de deficiência mental é descrito, segundo definição científica, como o indivíduo que possui um funcionamento intelectual significativamente inferior à média da população. Partindo-se do pressuposto de que portadores da Síndrome de Down possuem um déficit em sua capacidade cognitiva, e que esta deficiência é capaz de influenciar a aquisição de certas habilidades físicas e intelectuais, o presente trabalho procura verificar se, mesmo com este inerente déficit psicológico, essas pessoas são capazes de perceber a publicidade, diferenciando produtos e marcas e gerando demanda de mercado. Para que fosse possível obter comprovações empíricas acerca da problemática proposta, optou-se pela utilização de abordagens qualitativas nas pesquisas realizadas, bem como o método de análise interpretativo, sugerido pelos estudos desenvolvidos na Teoria da Recepção. Analogamente a pesquisa realizada com crianças portadoras da Síndrome de Down, também foram avaliados grupos de crianças sem a Síndrome, a título de obter dados comparativos acerca do comportamento manifestado em ambos os grupos. A partir do desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que crianças portadoras da Síndrome de Down conseguem captar e assimilar a mensagem publicitária, porém, há uma defasagem quanto à lembrança de marcas, slogans e detalhes contidos no enredo do anúnciopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPublicidade - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectDown, Síndrome dept_BR
dc.titleEstudos de recepção : mensagens publicitárias em crianças com Sindrome de Downpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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