Estudos de recepção : mensagens publicitárias em crianças com Sindrome de Down
Resumo
Resumo: O portador de deficiência mental é descrito, segundo definição científica, como o indivíduo que possui um funcionamento intelectual significativamente inferior à média da população. Partindo-se do pressuposto de que portadores da Síndrome de Down possuem um déficit em sua capacidade cognitiva, e que esta deficiência é capaz de influenciar a aquisição de certas habilidades físicas e intelectuais, o presente trabalho procura verificar se, mesmo com este inerente déficit psicológico, essas pessoas são capazes de perceber a publicidade, diferenciando produtos e marcas e gerando demanda de mercado. Para que fosse possível obter comprovações empíricas acerca da problemática proposta, optou-se pela utilização de abordagens qualitativas nas pesquisas realizadas, bem como o método de análise interpretativo, sugerido pelos estudos desenvolvidos na Teoria da Recepção. Analogamente a pesquisa realizada com crianças portadoras da Síndrome de Down, também foram avaliados grupos de crianças sem a Síndrome, a título de obter dados comparativos acerca do comportamento manifestado em ambos os grupos. A partir do desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que crianças portadoras da Síndrome de Down conseguem captar e assimilar a mensagem publicitária, porém, há uma defasagem quanto à lembrança de marcas, slogans e detalhes contidos no enredo do anúncio
Collections
- Publicidade e Propaganda [359]