Mostrar registro simples

dc.contributorMunhoz, Felipe Francopt_BR
dc.contributorMateos, Gabriela Cristina de Souza Alvarezpt_BR
dc.contributor.advisorPanke, Luciana, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorBileski, Daniel Afonsopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T15:51:35Z
dc.date.available2025-04-25T15:51:35Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96140
dc.descriptionOrientador: Luciana Pankept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O processo eleitoral é, para o jovem que exercerá o poder do voto pela primeira vez, um ambiente inexplorado. Seu senso crítico e destreza na avaliação dos candidatos aos mais diversos cargos legislativos e executivos ainda não foram experimentados, e o fomento a tal desenvolvimento é uma atividade desejável. Este trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda trata exatamente do incentivo aos jovens que irão votar pela primeira vez, para que o façam com consciência, compreendendo o seu papel na democracia e conhecendo todo o processo político eleitoral. Definimos teoricamente o que é consciência política e então, criamos uma campanha de conscientização para o primeiro voto. Esta apresentou, através de anúncios impressos e de um site da internet, informações para que os jovens não votassem de maneira displicente. A campanha foi veiculada dentro de duas sedes do Colégio Dom Basco, de Curitiba - PR, e apresentou modelos de cartazes, de adesivos para espelho, de adesivos para banheiro, e de marcas-páginas, além de um blog hospedado na internet. Todo o conceito criativo foi elaborado em torno da ideia de consciência, tendo como principal elemento a expressão "Pense Nisso". Ao final do trabalho, avaliamos os resultadospt_BR
dc.description.abstractAbstract: The electoral process is, for the young generation that will exercise the voting power for the first time, an unexplored environment. Their criticai thinking and skill in evaluating candidates for the severa! legislative and executive positions have still not been tried, and the promotion of such development is a desirable activity. This final examination of the Communication course with emphasis in Publicity and Advertising is exactly about the incentive for young people who will vote for the first time, so they can exercise it with consciousness, understanding their role in democracy and knowing the whole electoral political process. We defined theoretically what is political awareness and then we created a campaign of sonscientization fer the first vote-. Jt presented, through print ads and a website, information for the young generation not to vote in a reckless way. The campaign has been conveyed inside the two branches of the school Colégio Dom Basco, in Curitiba, Paraná, and presented models of posters, adhesives for mirrors, adhesives for bathrooms, bookmarks, and a blog hosted on the internet. AII the creative concept was developed around the idea of awaerness, having it's main element the phrase "Think about it". At the end of the study we analyzed the resultspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação na politica - Brasilpt_BR
dc.subjectVotaçãopt_BR
dc.titleCampanha de conscientização políticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples