As ações e os projetos de educação ambiental nas escolas : proposição de uma estratégia para divulgação e troca de saberes entre as comunidades escolares
Resumo
Resumo : A constante e crescente degradação ambiental devido ao atual estágio de desenvolvimento mundial cria a necessidade da tomada de consciência e uma nova postura como cidadãos para que possamos caminhar em direção a uma sociedade mais justa e sustentável. Mesmo que a Educação Ambiental não possa, sozinha, frear esta degradação, ela surge como um processo para estimular a sensibilização dos indivíduos e promover o senso crítico sobre as consequências danosas que resultam deste sistema socioeconômico. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho foi criar uma ferramenta comunicativa de fácil acesso para que professores e professoras do ensino básico possam mostrar ações e projetos no âmbito da Educação Ambiental. Tal proposta tem o papel, tanto de inspirar os pares quanto de divulgar os próprios esforços na implementação das políticas curriculares de Educação Ambiental, assim como se destacarem como protagonistas, juntamente com as comunidades escolares, desse processo educativo, já que são essenciais para traçarem estratégias interdisciplinares e didáticas para desenvolver competências nos alunos que são também cidadãos que atuam na sociedade e, portanto, diretamente afetados pela degradação ambiental. Essa ferramenta foi elaborada tomando como base os relatos de professores de escolas estaduais da Cidade de Curitiba, os quais foram coletados previamente em trabalhos desenvolvidos por Detzel (2020, 2021), Nadai (2020, 2021) e Morais (2020) integrantes do Grupo de pesquisa de Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Para tanto, optou-se pela utilização de dois recursos, a tecnologia educacional Padlet e o serviço Blogger, a fim de oferecer alternativas e pesar os benefícios de cada. As ferramentas desenvolvidas foram compartilhadas com seis escolas que participaram de fases anteriores nas pesquisas do GPEACS, na intenção de obter um retorno colaborativo contendo a opinião dos próprios profissionais que irão utilizá-la, para escolhermos a ferramenta mais adequada a ser divulgada e liberada para que a comunidade possa relatar suas ações. Obtivemos a colaboração de apenas uma escola participante com apresentação de pareceres de três professores, os quais demonstraram em geral maior afinidade, facilidade de uso e intenção de uso com uma ferramenta como o Padlet. A partir de tais considerações, pode-se inferir que o instrumento, aqui proposto, embora tenha potencialidades, apresenta também limitações observadas e necessita passar por um processo de reconstrução e amadurecimento para a finalidade pretendida
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