Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Carlos Alberto Martins da, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorVan Amstel, Frederick Marinus Constantpt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T14:44:34Z
dc.date.available2025-05-06T14:44:34Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96101
dc.descriptionOrientador: Carlos Rochapt_BR
dc.descriptionAnexo indisponível pois a mídia estava corrompidapt_BR
dc.descriptionAnexo indisponível, pois a mídia estava corrompidapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O portal da UFPR (www.ufpr.br) permite o acesso a mais de 200 páginas através de menus de navegação. 35% de seus usuários relataram já terem se perdido navegando pelo website e 60% gostariam que ele fosse mais organizado. O web site precisa de uma nova arquitetura e design da informação e, conseqüentemente, novo design gráfico que levem em conta as necessidades e comportamento dos usuários. Para tanto, é proposta a metodologia de Design Centrado no Usuário, contextualizada para a Web por Garret. Sua principal característica é o ciclo de definir-testar-avaliar, envolvendo usuários a cada ciclo, através de testes com protótipos de papel, card-sorting, entrevistas e etc. O tempo gasto nos testes é compensado seja qual for a métrica de sucesso (satisfação, conscientização de marca, corte de custos em suporte, etc). Apesar do usuário não interagir com o website e sim com quem está por trás dele, a deficiência na sua interface pode ofuscar uma política saudável de relacionamento com clientespt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Universidade Federal do Paraná website allow access to more than 200 pages through navigation menus. According to a survey, 35% of it's users confess that has been lost navigating through the website and 60% would like it gets more organized. The website needs, indeed, of a new information architecture and design whose takes into account the user's needs and behavior. For that, it's applied the User Centered Design methodology, adapted to the Web context by Garret. It's fundamental characteristic is the cycle of define test-evaluate, involving users at each steps, running methods like paper prototype, card sorting, inspections and etc. The time wasted with the tests is compensated in whatever success metric is chosen (satisfaction, branding awareness, support saving, etc). Despite of the user don't internet with the website, but with the real people that stays behind it, a lack in the interface can obfuscate a healthy customer relationship policept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectSites da Web - Projetospt_BR
dc.titleDesign centrado no usuário para o website da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.title.alternativeDesign centrado no usuário para o website da UFPRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples