Design centrado no usuário para o website da Universidade Federal do Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2004Autor
Van Amstel, Frederick Marinus Constant
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O portal da UFPR (www.ufpr.br) permite o acesso a mais de 200 páginas através de menus de navegação. 35% de seus usuários relataram já terem se perdido navegando pelo website e 60% gostariam que ele fosse mais organizado. O web site precisa de uma nova arquitetura e design da informação e, conseqüentemente, novo design gráfico que levem em conta as necessidades e comportamento dos usuários. Para tanto, é proposta a metodologia de Design Centrado no Usuário, contextualizada para a Web por Garret. Sua principal característica é o ciclo de definir-testar-avaliar, envolvendo usuários a cada ciclo, através de testes com protótipos de papel, card-sorting, entrevistas e etc. O tempo gasto nos testes é compensado seja qual for a métrica de sucesso (satisfação, conscientização de marca, corte de custos em suporte, etc). Apesar do usuário não interagir com o website e sim com quem está por trás dele, a deficiência na sua interface pode ofuscar uma política saudável de relacionamento com clientes Abstract: The Universidade Federal do Paraná website allow access to more than 200 pages through navigation menus. According to a survey, 35% of it's users confess that has been lost navigating through the website and 60% would like it gets more organized. The website needs, indeed, of a new information architecture and design whose takes into account the user's needs and behavior. For that, it's applied the User Centered Design methodology, adapted to the Web context by Garret. It's fundamental characteristic is the cycle of define test-evaluate, involving users at each steps, running methods like paper prototype, card sorting, inspections and etc. The time wasted with the tests is compensated in whatever success metric is chosen (satisfaction, branding awareness, support saving, etc). Despite of the user don't internet with the website, but with the real people that stays behind it, a lack in the interface can obfuscate a healthy customer relationship police
Collections
- Jornalismo [416]