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dc.contributor.advisorCarlucci, Marcos Bergmann, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorBarboza, Adler Dvorakpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T18:54:48Z
dc.date.available2025-04-23T18:54:48Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96091
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Bergmann Carluccipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Atualmente, grande parte do contato da população urbana com a natureza selvagem ocorre através da visitação a Unidades de Conservação. No entanto, muitos desses espaços carecem de programas e iniciativas de educação ambiental a fim de aprimorar a experiência de visitação. Em especial, as plantas e sua formação são negligenciadas pela gestão das áreas e até passam despercebidas pelos próprios visitantes. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi construir um material didático sobre as vegetações presentes em uma Unidade de Conservação, o Parque Estadual de Vila Velha, no Paraná. A preparação do material envolveu pesquisa sobre as tendências na produção de materiais didáticos para educação ambiental não formal, além de embasamento sobre as espécies de plantas existentes no parque. Atualmente, na literatura, são reportados muitos tipos de materiais para o ensino de temas ambientais em Unidades de Conservação. Dentre eles, a cartilha e o caderno de campo serviram de base para a produção do material aqui proposto. O levantamento de espécies vegetais resultou em 1540 espécies distribuídas em seis tipos de vegetação (campos sujos, campos rochosos, campos úmidos, florestas, vegetações em arenitos e plantas aquáticas). Esses dados foram compilados juntamente com informações da literatura sobre a ecologia do local para a confecção de uma cartilha digital. Essa cartilha apresenta as informações juntamente com perguntas de observação e reflexão para instigar o visitante-leitor sobre a existência daquele parque. Essa abordagem permite o desenvolvimento de um pensamento crítico, ao mesmo tempo em que destaca a biodiversidade ao redorpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPreservação - Meio ambientept_BR
dc.titleTudo aqui é mato : uma proposta de material didático sobre a vegetação do Parque Vila Velha, Ponta Grossa -PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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