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dc.contributor.advisorBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorWelp, Maria Helenapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T10:25:47Z
dc.date.available2025-04-23T10:25:47Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96068
dc.descriptionOrientador: Gláucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise, de cunho exploratório, sobre os blogs corporativos e a possibilidade desta ferramenta de criar e aperfeiçoar canais de comunicação empresarial e relacionamento entre empresas e públicos alvo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise de múltiplos casos, onde, através da aplicação de um modelo teórico para a comparação de b/ogs corporativos, se apresentou o resultado referente à utilização da ferramenta como um canal comunicação com os públicos organizacionais. As pesquisas foram realizadas com grandes empresas, sendo três delas com blogs corporativos em inglês, e duas em português. Para servir de base para o estudo comparativo, construiu-se um referencial teórico baseado em publicações acadêmicas brasileiras e estrangeiras. Verificou-se, na análise, que os blogs corporativos são um meio de comunicação interativo e aberto ao diálogo, o que facilita a interação com os clientes. Concluiu-se que os blogs analisados podem e devem ser utilizados pelo profissional de relações públicas como um canal de comunicação empresarial e de relacionamento com os públicos organizacionais, pois eles estimulam a troca de informações, a transparência e a comunicação simétrica de duas mãos, que aproxima o público da empresa e melhora o seu relacionamentopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.titleOs blogs corporativos como estratégia de comunicação empresarialpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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