Lutar e educar : juventude sem terra e educação ambiental
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Data
2022Autor
Silva, Geovanna Carvalho Mariosi da
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Resumo : O presente trabalho buscou tecer uma reflexão acerca da importância de uma Educação Ambiental atrelada à luta pela terra, compreendendo essas reflexões como uma forma de resistência em um país tão desigual. Partimos, portanto, de uma discussão sobre crise civilizatória, soberania alimentar e Agroecologia para compreensão de quais práticas de Educação Ambiental envolvem a infância e juventude daqueles que fazem parte de Assentamentos da Reforma Agrária no Brasil. Os relatos dos cinco artigos identificados na bibliografia acadêmica que relacionam Educação Ambiental (EA) e a Reforma Agrária partem da premissa da transversalidade da EA, a partir disso, compreendeu-se que diferentes áreas do conhecimento se agregam à luta pela terra, o que possibilita a incorporação da dimensão socioambiental junto à EA crítica em diferentes espaços. Por fim, ressalta-se que os cursos de Ciências Biológicas têm papel importante na incorporação dessa dimensão em seus currículos, contribuindo, desta forma, na formação de educadores críticos que promovam atividades pedagógicas que contribuam para uma sociedade mais justa socialmente
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