dc.contributor.advisor | Baiersdorf, Márcia, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | pt_BR |
dc.creator | Dias, Audrey Valéria de Macedo Esteci | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T18:27:23Z | |
dc.date.available | 2025-04-22T18:27:23Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96057 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marcia Baiersdorf | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 12/12/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Partindo da premissa de que a ampliação do tempo escolar pode criar oportunidades para implementar práticas pedagógicas que rompem com a concepção tradicional de ensino em que o professor é o único detentor do conhecimento, este estudo explora como a escola de período integral pode valorizar práticas participativas e dialógicas. O foco está em investigar como essa nova organização do tempo escolar permite transformar a dinâmica educativa, promovendo a co-construção do conhecimento entre professoras e estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal CEI (Centro de Educação Integral) de Curitiba, alinhando-se aos princípios da educação popular de Paulo Freire, que vê a educação como uma prática libertadora capaz de promover conscientização, igualdade e transformação social. O diálogo e a construção coletiva do saber estão no centro dessa abordagem, que foi explorada em círculos de cultura junto a um grupo de professoras. Suas reflexões oferecem uma visão aprofundada sobre os desafios e as possibilidades da escola de tempo ampliado. A fundamentação teórica foi ancorada nas obras de autores como: Brandão (1994, 2001), Freire (1978, 2015), Josso (2004), Nóvoa (1995, 2023), Paro (2007, 2016a e b), articulando conceitos de formação docente e gestão democrática. A pesquisa seguiu os princípios da pesquisa-formação, uma metodologia que integra as participantes como pesquisadoras, rompendo com a separação tradicional entre quem ensina e quem aprende. As discussões realizadas nos círculos de cultura possibilitaram a identificação de situações-limite: barreiras que impedem a transformação da prática pedagógica. Inspiradas pelo conceito freireano de inédito viável, refletimos sobre essas situações e planejamos ações para superá-las, buscando uma nova possibilidade educacional que valorize a participação e o diálogo. O processo colaborativo entre pesquisadoras e professoras revelou que a práxis dialógica, ao desafiar a estrutura tradicional de ensino, abre caminhos para uma escola mais participativa e emancipadora. Este movimento inicial já aponta para uma educação transformadora, em que o tempo ampliado da escola integral permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovem a igualdade, a valorização dos saberes comunitários e a transformação social, em consonância com os princípios da educação popular e da gestão democrática | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Based on the premise that extending school hours can create opportunities to implement pedagogical practices that break with the traditional conception of teaching in which the teacher is the sole holder of knowledge, this study explores how full-time schools can value participatory and dialogical practices. The focus is on investigating how this new organization of school hours allows for the transformation of educational dynamics, promoting the co-construction of knowledge between teachers and students. The research was conducted at a municipal school (CEI — "Centro de Educação Integral") in Curitiba, in line with the principles of popular education of Paulo Freire, who sees education as a liberating practice capable of promoting awareness, equality and social transformation. Dialogue and the collective construction of knowledge are at the heart of this approach, which was explored in cultural circles with a group of teachers. Their reflections offer an in-depth insight into the challenges and possibilities of extended-time schools. The theoretical basis was anchored in the works of authors such as: Brandão (1994, 2001), Freire (1978, 2015), Josso (2004), Nóvoa (1995, 2023), Paro (2007, 2016a e b), articulating concepts of teacher training and democratic management. The research followed the principles of Research-training, a methodology that integrates participants as researchers, breaking with the traditional separation between those who teach and those who learn. The discussions held in the culture circles made it possible to identify limit situations: barriers that impede the transformation of pedagogical praxis. Inspired by Freire’s concept of viable novelty, we reflected on these situations and planned actions to overcome them, seeking a new educational possibility that values participation and dialogue. The collaborative process between researchers and teachers revealed that dialogic praxis, by challenging the traditional teaching structure, opens paths for a more participatory and emancipatory school. This initial movement already points towards a transformative education, where the extended time of full-time school allows the development of pedagogical practices that promote equality, the appreciation of community knowledge and social transformation, in line with the principles of popular education and democratic management | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Escolas de tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Planejamento escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos - Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Da sombra da mangueira à escola de tempo integral : saber-se docente em diálogos com Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |