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dc.contributor.advisorFernandes, José Carlos, 1964 maio-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorCosta, Rafael Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T11:39:27Z
dc.date.available2025-04-16T11:39:27Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96016
dc.descriptionOrientador: José Carlos Fernandespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O jornalismo cultural e a crítica se encontram diante de importantes transformações no cenário cultural resultantes da crescente diversificação de conteúdo não intermediado na internet. Este novo panorama, no caso da música, desafia também a indústria fonográfica com o surgimento de novas posturas de consumo online. Com o objetivo de discutir os rumos da cultura da música nesse contexto, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o consumo de música na internet e suas mediações tecnológica, social, jornalística e crítica. Foram tratadas questões de identidade cultural e consumo na era da internet, recomendação de música a partir de softwares inteligentes, emergência de novos mediadores com autoridade no ciberespaço e o lugar do jornalismo e da crítica em tempos digitais. O objetivo foi discutir as funções, possibilidades e limitações dos novos mediadores e propor reflexões em torno dos papéis do jornalismo cultural e da crítica diante de novas configurações de consumo possibilitadas pela web. Considerando as limitações da mediação tradicional diante da diversidade online, foi discutida a premissa da emergência da crítica de música a partir das comunidades na internet. Concluiu-se que os mediadores tradicionais mantêm importantes funções na era digital e que o ciberespaço é potencialmente favorável à emergência da crítica e a mudanças qualitativas no consumo e no jornalismopt_BR
dc.description.abstractAbstract: Arts journalism and arts criticism are facing important changes at the cultural scenario due to the increasing diversification of unmediated content in the internet. This panorama challenges the phonographic industry with the rise of new online modes of consumption. Aiming to discuss the routes of the culture of music, this study presents a bibliographical review on music consumption at the internet and its technologic, social, journalistic and critic mediations. lssues of cultural identity and consumption in the internet era, music recommendation from intelligent softwares, emergence of new mediators with authority from cyberspace and journalism and criticism positions in digital times are treated. The aim is to discuss functions, possibilities and limitations of the new mediators and to propose reflections on the roles of arts journalism and criticism in face of the new configurations of consumption made possible by the web. Considering the limitations of traditional mediation in face of online diversity, the premise of the emergence of music criticism in internet communities is discussed. This study concludes that traditional mediators maintain important functions in digital era and that the cyberspace is potentially favorable to cultural criticism as well as to qualitative changes in music consumption and in arts journalismpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo educativopt_BR
dc.subjectIndústria musical - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectMercado de música - Brasilpt_BR
dc.subjectMúsica - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectMúsica - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleConsumo de música na Internet e o lugar da crítica em tempos digitaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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