• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Consumo de música na Internet e o lugar da crítica em tempos digitais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D_G_RAFAEL_RODRIGUES_COSTA.pdf (4.945Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Costa, Rafael Rodrigues
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O jornalismo cultural e a crítica se encontram diante de importantes transformações no cenário cultural resultantes da crescente diversificação de conteúdo não intermediado na internet. Este novo panorama, no caso da música, desafia também a indústria fonográfica com o surgimento de novas posturas de consumo online. Com o objetivo de discutir os rumos da cultura da música nesse contexto, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o consumo de música na internet e suas mediações tecnológica, social, jornalística e crítica. Foram tratadas questões de identidade cultural e consumo na era da internet, recomendação de música a partir de softwares inteligentes, emergência de novos mediadores com autoridade no ciberespaço e o lugar do jornalismo e da crítica em tempos digitais. O objetivo foi discutir as funções, possibilidades e limitações dos novos mediadores e propor reflexões em torno dos papéis do jornalismo cultural e da crítica diante de novas configurações de consumo possibilitadas pela web. Considerando as limitações da mediação tradicional diante da diversidade online, foi discutida a premissa da emergência da crítica de música a partir das comunidades na internet. Concluiu-se que os mediadores tradicionais mantêm importantes funções na era digital e que o ciberespaço é potencialmente favorável à emergência da crítica e a mudanças qualitativas no consumo e no jornalismo
     
    Abstract: Arts journalism and arts criticism are facing important changes at the cultural scenario due to the increasing diversification of unmediated content in the internet. This panorama challenges the phonographic industry with the rise of new online modes of consumption. Aiming to discuss the routes of the culture of music, this study presents a bibliographical review on music consumption at the internet and its technologic, social, journalistic and critic mediations. lssues of cultural identity and consumption in the internet era, music recommendation from intelligent softwares, emergence of new mediators with authority from cyberspace and journalism and criticism positions in digital times are treated. The aim is to discuss functions, possibilities and limitations of the new mediators and to propose reflections on the roles of arts journalism and criticism in face of the new configurations of consumption made possible by the web. Considering the limitations of traditional mediation in face of online diversity, the premise of the emergence of music criticism in internet communities is discussed. This study concludes that traditional mediators maintain important functions in digital era and that the cyberspace is potentially favorable to cultural criticism as well as to qualitative changes in music consumption and in arts journalism
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96016
    Collections
    • Jornalismo [419]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV