Consumo de música na Internet e o lugar da crítica em tempos digitais
Resumo
Resumo: O jornalismo cultural e a crítica se encontram diante de importantes transformações no cenário cultural resultantes da crescente diversificação de conteúdo não intermediado na internet. Este novo panorama, no caso da música, desafia também a indústria fonográfica com o surgimento de novas posturas de consumo online. Com o objetivo de discutir os rumos da cultura da música nesse contexto, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o consumo de música na internet e suas mediações tecnológica, social, jornalística e crítica. Foram tratadas questões de identidade cultural e consumo na era da internet, recomendação de música a partir de softwares inteligentes, emergência de novos mediadores com autoridade no ciberespaço e o lugar do jornalismo e da crítica em tempos digitais. O objetivo foi discutir as funções, possibilidades e limitações dos novos mediadores e propor reflexões em torno dos papéis do jornalismo cultural e da crítica diante de novas configurações de consumo possibilitadas pela web. Considerando as limitações da mediação tradicional diante da diversidade online, foi discutida a premissa da emergência da crítica de música a partir das comunidades na internet. Concluiu-se que os mediadores tradicionais mantêm importantes funções na era digital e que o ciberespaço é potencialmente favorável à emergência da crítica e a mudanças qualitativas no consumo e no jornalismo Abstract: Arts journalism and arts criticism are facing important changes at the cultural scenario due to the increasing diversification of unmediated content in the internet. This panorama challenges the phonographic industry with the rise of new online modes of consumption. Aiming to discuss the routes of the culture of music, this study presents a bibliographical review on music consumption at the internet and its technologic, social, journalistic and critic mediations. lssues of cultural identity and consumption in the internet era, music recommendation from intelligent softwares, emergence of new mediators with authority from cyberspace and journalism and criticism positions in digital times are treated. The aim is to discuss functions, possibilities and limitations of the new mediators and to propose reflections on the roles of arts journalism and criticism in face of the new configurations of consumption made possible by the web. Considering the limitations of traditional mediation in face of online diversity, the premise of the emergence of music criticism in internet communities is discussed. This study concludes that traditional mediators maintain important functions in digital era and that the cyberspace is potentially favorable to cultural criticism as well as to qualitative changes in music consumption and in arts journalism
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- Jornalismo [419]