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    Línguas estrangeiras no sistema público de ensino : a Segunda Licenciatura em Alemão PARFOR/UFPR como possibilidade de expansão no ensino de idiomas

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    R - D - PATRICIA CORREA EIDAM BORBA.pdf (3.471Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Eidam, Patrícia Corrêa
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A escola, como espaço de desenvolvimento e aprendizagem de diversas habilidades, passou por inúmeras alterações, na mesma medida em que as mudanças políticas e econômicas aconteceram ao longo da história. Com a expansão da escolarização, em meados do século XX, a demanda por professores qualificados aumentou. Mais recentemente, a necessidade de formação continuada dos quadros docentes também teve aumento. Sendo assim, este trabalho visa estudar a formação de Segunda Licenciatura em Alemão PARFOR/ UFPR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) como uma ferramenta de formação continuada de professores, com destaque para o perfil dos participantes que optaram pelo curso. Por meio de questionários e pesquisa bibliográfica, foram observadas questões como o benefício didático, pessoal ou profissional da qualificação, além das motivações, compreensão da formação e área de atuação posterior ao curso. Problematizamos, também, a questão do ensino de Língua Estrangeira no Ensino Básico de Rede Pública de Ensino e como o PARFOR pode influenciar uma mudança desse cenário. Este trabalho é dividido em duas partes, uma de revisão bibliográfica e outra de análise de questionários. Inicialmente, analiso o histórico do ensino de línguas no Brasil desde o Império como etapa relevante para a compreensão dos fatores sociais, políticos e culturais que influenciaram a criação do PARFOR seguida de uma investigação sobre a legislação brasileira relacionada ao ensino de línguas na escola. Discuto a formação de professores no Brasil, sobretudo aquela que envolve profissionais que atuam nos anos iniciais de escolarização e também analiso o programa PARFOR como importante ferramenta de formação de professores. A parte prática do trabalho analisa as 22 respostas dos concluintes da Segunda Licenciatura em Alemão- PARFOR. A experiência dos concluintes do PARFOR, considero, deixa evidente que estudar algo que se deseja e fazer conexões com o próprio trabalho é fator decisivo e que impulsiona o aperfeiçoamento dos profissionais do magistério
     
    Abstract: The school, as a space for development and learning of diverse skills, has undergone numerous changes, to the same extent that political and economic changes have occurred throughout history. With the expansion of schooling in the mid-twentieth century, the demand for qualified teachers increased. More recently, the need for continuing training of teaching staff has also increased. Thus, this work aims to study the Second Degree in German PARFOR (National Plan of Basic Education Teacher Training) as a tool for continuing teacher education, highlighting the profile of participants who opted for the course. Through questionnaires and bibliographical research, questions such as the educational, personal or professional benefit of the qualification were observed, in addition to the motivations, understanding of the training and area of activity after the course. We also problematize the issue of foreign language teaching in basic education of public schools and how PARFOR can influence a change in this scenario. This work is divided into two main parts, one of bibliographic review and another of questionnaire analysis. In the first part, I analyze the history of language teaching in Brazil since the Empire as a relevant stage for understanding the social, political and cultural factors that influenced the creation of PARFOR. Then, I conduct an investigation on the Brazilian legislation related to language teaching in schools and discuss the teacher training in Brazil, especially that involving professionals who work in the early years of schooling, followed by the analysis of the PARFOR programme as an important tool for teacher training. The practical part of the work analyzes the 22 responses of the graduates of the Second Degree in German- PARFOR. The experience of PARFOR graduates, I think, makes it clear that studying something you want and making connections with your own work is a decisive factor and that drives improvement
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95868
    Collections
    • Dissertações [417]

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